A Casa da Esteira do João, da Joana, da Teresa e do António

Implantada em pleno Douro vinhateiro, entre vales e vinhas, na Quinta de Montravesso, esta é a nova marca da família.

“Chegou a hora de partilhar o que é nosso… O nosso que queremos que seja vosso!” Foi com este lema que a PNC (Parceiros na Criação) chegou ao mercado, no final de 2013, com a marca h’OUR (ler aqui) apresentando três referências: branco, tinto e azeite, às quais se juntaram posteriormente um monocasta feito a partir de Touriga Nacional, em 2014, e o rosé, em 2016.

Passados cinco anos, aprofundam o conceito e mostram-nos uma marca com o nome do lugar onde vivem no Douro que, “mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união dos quatro elementos da PNC: o João, a Joana (eu) e os nossos filhos, a Teresinha e o António”, afirma Joana Pratas.

A Casa da Esteira nasce com dois tintos DOC Douro: o Casa da Esteira Reserva tinto 2014 e o Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 (€17 cada).

Casa da Esteira Reserva tinto 2014 é o resultado de uma mistura das castas Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Francisca, entre outras, de uvas colhidas de uma vinha com 42 anos localizada entre os 450 a 550 metros de altitude, em Barcos (Cima Corgo), e de uma outra com 67, situada em Valdigem (Baixo Corgo), a uma altitude de 350 metros. Ambas partilham, porém, o mesmo tipo de solo: xistoso.

Segundo as notas de prova, este vinho tem um aroma profundo e amplo a fruta madura fresca e ligeiras notas fumadas e tostadas, muito bem integradas, conferindo uma boa complexidade. Na boca é longo, cheio e vivo, mostrando uma estrutura muito elegante, com taninos presentes mas macios, acompanhados por uma concentração de frutos pretos muito bem suportados pela mineralidade, conferindo-lhe uma textura que impressiona durante toda a prova.

Características: Álcool: 14,2% vol. • Acidez Total: 5,8 g/l  • Açúcares Redutores: <0,6 g/l  • pH: 3,5
Número de Garrafas: 2054 (750 ml) • 330 (1,5l) • 30 (3l) • 10 (5l)

O segundo vinho apresentado, o Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015, como o nome indica, é um 100% Touriga Nacional, ou seja, é feito apenas a partir desta casta tinta autóctone do Douro de uma vinha com dez anos localizada em Barcos (Cima Corgo) e a uma altitude de 500 metros em solo xistoso. Tal como no vinho anterior, as uvas são cuidadosamente escolhidas na receção da adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes de entrarem no lagar, onde são submetidas a maceração através da tradicional pisa a pé, respeitando a tradição da mais antiga região demarcada do mundo.

De acordo com as notas de prova, este vinho, de cor vermelho rubi, tem um nariz fresco e sedutor, com delicadas notas de mirtilo, ameixa e frutos silvestres, acompanhados por notas florais muito subtis. É muito elegante no palato, apresenta taninos polidos que sustentam uma estrutura e corpo conjugados por uma excelente acidez natural, características que o tornam guloso e sedutor.

Características: Álcool: 13,8% vol. • Acidez Total: 6,1 g/l • Açúcares Redutores: <0,6 g/l  • pH: 3,4 
Número de Garrafas:
1234 (750 ml) • 330 (1,5l)

Quanto à identidade gráfica e aos rótulos, ambos ficaram a cargo de Rita Peres Vicente, do Taini Creative Studio, que desenvolveu um símbolo partindo da união de dois “J” – um de João e outro de Joana –, dos quais nascem dois traços, a representar a Teresa e o António. Eis a criação de uma casa, cujo topo é composto por quatro elementos, ou seja, os membros da família Pratas Nápoles de Carvalho, a.k.a. PNC (sigla que deu origem ao nome Parceiros Na Criação).

A prova dos novos vinhos foi precedida de uma vertical das diversas referências de vinho branco e tinto, e de azeite da marca h’OUR, momento interessante para perceber como evoluiu o rumo destes jovens produtores. Tudo isto aconteceu na presença dos quatro elementos da família, na Wines 9297, em Telheiras, o mesmo bairro lisboeta de onde Joana Pratas saiu há sete anos para o Douro, onde passou a dedicar a sua vida pessoal e profissional.

João Nápoles de Carvalho, Joana Pratas e os seus filhos Teresa e António

Um brinde à família parceira na criação e à nova marca nacional! •

+ Parceiros na Criação
© Fotografia: Gonçalo Villaverde

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.