Olhó Bacalhau em Lisboa

Depois sucesso no Time Out Market, a Terra do Bacalhau abre uma loja, que também é restaurante, em Santos.
Snack de pele de bacalhau crocante com maionese de jalapeño

Oyvind Jensen nasceu no arquipélago das Lofoten, na Noruega, o qual está localizado a pouco mais de uma centena de quilómetros a norte do círculo polar Ártico.

Filho de pai pescador, desde cedo se habitou a trabalhar com línguas de bacalhau e a valorizar o trabalho, e o dinheiro. “O dinheiro é algo que se ganha e não que se recebe”, afirma. Quando o pai foi trabalhar para os Açores, Oyvind Jensen acompanhou-o na viagem realizada num barco de fibra. Seria um percurso marcante, não só porque foi a sua primeira viagem para fora do seu país, mas também porque ficou apaixonado pela beleza singular do arquipélago português.

O entusiasmo foi tão grande que, depois de regressar à Noruega, pensou que quando fosse grande iria viver em Portugal. E assim aconteceu. Oyvind Jensen ainda trabalhou num barco de pesca no Mar de Barents – situado no Oceano Glacial Árctico a norte da Noruega e da Rússia –, cumpriu o serviço militar e viveu uma temporada na Nicarágua. Assim que surgiu a oportunidade, em 2001, veio para Portugal trabalhar para a Norge.

Mais tarde criaria a sua própria empresa de importação do “fiel amigo”, a Terra do Bacalhau, onde comercializa bacalhau de qualidade superior, selecionado e preparado de forma artesanal, e curado, apenas com sal, durante nove meses. É este produto que pode comprar na loja online  ou no Mercado da Ribeira no Olhó Bacalhau, no Continente, no El Cortes Inglês,  nas lojas Go Natural, na Makro e, agora, no Olhó Bacalhau, em Santos.

A loja funciona também como restaurante, no qual onde pode degustar diversos pratos de bacalhau confecionados em consonância com os sabores da cozinha portuguesa. O responsável pelas criações é o chef Luís Gaspar, o mais recente embaixador da Terra do Bacalhau juntando-se, assim, a Vítor Sobral e Hélio Loureiro. Gonçalo Alpalhão será o chef residente nesta nova casa Olhó Bacalhau.

De seguida deixamos algumas sugestões do poderá petiscar no Olhó Bacalhau, as quais pode acompanhar com os vinhos Bacalhau Escolha by Paulo Laureano branco 2016 e tinto 2015.

Dispensam apresentação, mas é de frisar que há pastéis e pastéis de bacalhau com nove meses de cura
Salada de bacalhau com grão
Conserva de lombos de bacalhau com escabeche de pimentos
Torricado de bacalhau, pão alentejano e cebolada
Grãozada de sames de bacalhau
Folhado de bacalhau (com recheio de bacalhau com natas)

No final, há doces de outra terra, neste caso portuguesa, bastante associada ao “fiel amigo”, nomeadamente à seca. Para descobrir terá de ir, entre as 11 e às 20 horas, ao n.º 28 da Rua dos Mastros, em Lisboa.

+ Terra do Bacalhau
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da fotografia de entrada: Oyvind Jensen e sua esposa Katrine Rypeng

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .