Tomate coração de boi do Douro é prova e festa no querido mês de Agosto

A estrela de Verão da mais antiga região demarcada do mundo está de volta para uma prova marcada para 23 de Agosto, na Quinta do Ventozelo, em Ervedosa do Douro, seguida de um jantar. O festim prossegue no dia 24, na capela barroca da aldeia de Arroios, Vila Real. 

O tomate coração de boi cultivado nas tradicionais hortas da região duriense tem, nesta IV edição, o seu momento de fama. Depois do vinho, este mui apetecível produto da época estival tem já o seu merecido destaque entre terras de vinhedos. Ou não fosse o terroir do Douro o contributo maior na mais elementar e suculenta formação deste alimento. 

Eis as razões para levar o tomate coração de boi a concurso, no qual chefs, enólogos, jornalistas, entre outros conhecedores da área da gastronomia. “No topo” da mesa está Maria de Lourdes Modesto, a convidada especial desta edição.

Terminada a prova, é chegada a hora do jantar volante. Prepare uma garrafa de vinho – espumante, rosé ou branco, de preferência -, faça a inscrição via e-mail (greengrape@greengrape.pt) o quanto antes, proceda ao pagamento prévio (€25 euros por pessoa) e rume à Quinta do Ventozelo. Uma das mais antigas propriedades da Região Demarcada do Douro onde a aposta no enoturismo será reforçada, brevemente, pela Gran Cruz, com a abertura de um hotel rural de 4 estrelas, com 29 quartos, e da cantina-restaurante, com o chef Miguel Castro e Silva na cozinha que, após um profundo e exaustivo trabalho de levantamento de produtos regionais, levará à mesa as origens do Douro. 

Há mais aldeia e mais tomate nos restaurantes 

Pelas 17h30 de 24 de Agosto, começa a festa na aldeia a capella, isto é, na capela barroca da aldeia de Arroios, em Vila Real. Aqui são bem-vindos todos os apreciadores de tomate coração de boi posto à prova juntamente com azeite. A combinação é coordenada por Francisco Pavão, presidente do júri do concurso e nome incontornável no setor do azeite e dos vinhos. A degustação é temperada pela mão certeira de Jorge Raiado, proprietário da empresa algarvia Salmarim. 

A prova, cuja participação é gratuita – aconselha-se reserva para greengrape@greengrape.pt -, realiza-se em parceria com o Projeto Capella e prossegue com o festim da XI edição do Mercadinho da Capella, com  animação a todos e petiscos, além da venda de produtos das hortas locais, com destaque para o tomate coração de boi do Douro. 

Desengane-se quem julgue que a festa termina aqui! Até ao final de Agosto, restaurantes aderem a esta iniciativa. Ou seja, são criados pratos em que este produto é rei. Tome nota: DOC (Folgosa), Pickles, do Six Senses Douro Valley (Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Casa de Pasto Chaxoila (Vila Real), Tim’s Terrace da Quinta de La Rosa (Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Cêpa Torta (Alijó), Aneto & Table (Peso da Régua) e Flor de Sal (Mirandela).

A organização desta iniciativa está nas mãos de Celeste, da Greengrape, e Abílio Tavares da Silva, produtor de vinhos Foz Torto e hortelão, no Douro.

Tomate coração de boi do Douro

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .