3 barricas. 2 castas. 1 vinho / PR1V1L3G.1UM

Márcio Lopes e Pedro Martin têm o privilégio de criarem um vinho inesperado feito a partir de Alvarinho e Loureiro.


Chama-se PR1V1L3G.1UM. É um branco da colheita de 2019 feito a partir de um lote constituído por “duas barricas de vinha velhas de Braga e de uma barrica da casta Alvarinho de uma vinha de Melgaço.” A explicação é dada pelo enólogo e produtor Márcio Lopes. O blend  é da responsabilidade do escanção Pedro Martin, fundador da Martin Boutique Wines. 

As duas variedades de uva branca “fermentaram como um vinho tinto, para ganharem textura”, explica Márcio Lopes, na adega onde são produzidos os seus Pequenos Rebentos, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. As barricas apresentavam “um véu fora de série”, nas palavras de Pedro Martin, para atenuar o perfil aromático que ambas conferem, habitualmente, aos vinhos. Resultado: “é um vinho altamente musculado”, segundo o enólogo, e “com uma natureza ácida bastante rica”, complementa o escanção, para quem este PR1V1L3G.1UM branco 2019 se trata “de um camaleão”.

A apresentação teve lugar no Terraço Editorial, instalado no n.º 276 da Rua dos Fanqueiros, em Lisboa. Pedro Nogueira, escanção do Feitoria, restaurante distinguido com uma estrela Michelin, do Altis Belém Hotel & Spa, exerceu o seu ofício com mérito, e Vítor Hugo Alves, chef de cozinha, seguiu as sugestões, ajustou os ingredientes e compôs os pratos do menu. 


Em três momentos, três diferentes copos – espumante, bordéus e borgonha – protagonizaram o alinhamento. Paralelamente, o vinho foi servido a temperaturas distintas – de 11°, 12° C, o que favoreceu as notas cítricas das castas; de 13° a 15° C, elevando a cremosidade do vinho; e de 17°, 18° C, que enalteceu o seu volume no copo –, desafio que comprovou a comportamento deste branco da colheita de 2019. Um exercício a repetir.


Sobre os interlocutores, é de enaltecer o trabalho que Márcio Lopes tem vindo a realizar, seja na Região dos Vinhos Verdes, seja no Douro, com os rótulos Proibido, Permitido e Anel a somar aos projectos que assume em Ribeira Sacra, na Galiza, em Espanha, com o Telegrafo, e na Região Demarcada do Dão, desta feita, com a Herdade do Rocim.

Pedro Martin abriu recentemente, em Faro, uma boutique de vinhos, criada à semelhança da loja online Martin Boutique Wines fundada, em 2020, no alinhamento da sua empresa familiar dedicada à venda e distribuição de vinhos e destilados. Há, portanto, referências vínicas de produtores emergentes, rótulos da região vitivinícola francesa da Borgonha e destilados para todos os gostos.

+ Martin Boutique Wines

+ Márcio Lopes Winemaker

© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.