Quando vamos a um restaurante vegan, pensamos logo em “guacamole”, “tofu”, ou em outras aparentes “mistelas”. Pensamos que é algo “desplicente”, apenas por ser diferente, pois não estamos habituados. Não é necessariamente assim.
Bom, eu também pensava assim, mas este almoço no Giulietta, talvez tenha mudado o meu ponto de vista em direção a uma mente mais abrangente. Estas refeições são boas no sentido de desmistificar estas tendências de dizer que não se gosta, sem nunca se ter provado. Portanto, vejamos quais foram os pratos que nos ajudaram.
Entrámos no almoço com um pão de alho, encimado por mozzarella vegan e um toque de alecrim, no entanto, o alho tomava conta de todos os sabores.
O creme de abóbora veio pouco tempo depois, composto também por pesto de manjericão e umas sementes, misturando tudo, o sabor ficava um pouco intenso, devido ao pesto, mas delicioso sem dúvida.
A seguir, a Bruschetta al Pesto Rosso e o Arancini ai Funghi chegaram ao mesmo tempo à mesa. O primeiro era uma fatia de pão tostado, cuja côdea era crocante, com uma dose generosa de pesto vermelho barrada e legumes às fatias enrolados, tais como, curgete, ou cenoura, por cima. Esta vinha acamada em folhas de rúcula. O segundo, bolas crocantes de arroz, recheadas com cogumelos e mozzarella vegan. O prato tinha também uma maionese de vinagre balsâmico.
Demos um tempinho para descansar o estômago e vieram os pratos principais.
A Tagliatelle alla Carbonara, que, como o nome indica, era essencialmente constituída por pasta Tagliatelle, com um molho de caju, cogumelos e bacon vegan, uma substância bastante seca e artificial. O Risotto alla Barbabietola, em português, risotto com beterraba, neste caso, molho de betarraba, era finalizado com mozzarella vegan e parmesão vegan, nozes, avelãs e sementes de abóbora.
Dolci
Para acabar a refeição: as tradicionais sobremesas. Neste caso, uma Pannacotta com molho de frutos vermelhos, fresca, como é do meu gosto. Também a Torta Al Cioccolato Con Gelato Al Pistacchio tinha ar de que seria ótima e cumpriu as expectativas. Um bolo de chocolate fofo à volta, com um molho de chocolate cremoso por dentro.
Estes pratos trouxeram-nos novos conhecimentos da gastronomia vegan, acabando por desmistificar esta cozinha, com uma mistura da italiana.
O restaurante Giulietta está localizado na Avenida de Roma, 46B e está aberto todos os dias das 12h00 às 23h00.