Especialistas de Portugal e do Brasil discutem os desafios do vinho

Simpósio Wine2Help realiza-se de 18 a 22 de março de 2024, em formato online, e com entrada gratuita para pensar e debater temas como o mercado internacional, o enoturismo e a inteligência artificial

“Desafios do Vinho 2024 – Changing Wine Sales and Marketing” é o mote da edição deste ano, que reúne players de Portugal e do Brasil num espaço que pretende continuar a criar valor para os setores vitivinícolas de ambos os países e preparar os agentes para responder aos desafios do presente e do futuro. 

O simpósio Wine2Help decorrerá em formato webinar para os participantes registados e será gratuito. Em cada dia, as sessões começam a partir das 14:00 GMT / 11:00 BRT. A inscrição, sem custos, pode ser realizada em https://wine2help.com/simposio-wine2help-2024 .

Ao longo dos cinco dias, a iniciativa vai contar com apresentações individuais e painéis em que serão discutidos vários temas relevantes na atualidade do setor, como a presença do vinho português no mundo, as ameaças e oportunidades do zero e low álcool, o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, o papel da biodiversidade e dos ecossistemas no futuro do setor, as estratégias digitais, a inteligência artificial ou o enoturismo como ligação entre Portugal e Brasil. 

No decorrer dos quatro anos de atividade da Academia Wine2Help, temos sentido cada vez mais a importância de colocar o setor a discutir temas relevantes para o marketing e vendas, e se pudermos com isso criar pontes, acrescentar valor, fazer pensar e unir o setor, melhor ainda. Este ano, queremos estreitar ainda mais a colaboração com o Brasil, numa perspetiva de que não é só um mercado muito importante para Portugal, mas de que podemos aprender, fazer negócios e crescer juntos”, diz Rodrigo Quina, responsável pelo Simpósio Wine2Help. 

O simpósio contará com nomes sonantes do setor vitivinícola português e brasileiro, como Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV), Frederico Falcão (Presidente da Viniportugal), Ari Gorenstein (CEO do Grupo Víssimo), Beatriz Machado (Diretora de Marketing e Turismo da Niepoort), Renato Neves (Grupo Camolese – Melhor Sommelier Brasileiro 2021), Sara Santos (Export Manager do Esporão), Rita Marta (Export Director da Martha’s Wine),João Teixeira (Diretor Comercial da Fundação Eugénio de Almeida), António Pista (Export Manager da Lindeborg Wines),Tiago Paula (Presidente da AEP), Nuno Gaspar (CEO da Natural Business Intelligence), Domingos Meirelles (Diretor Geral da Exponor Brasil), Eduardo Lira (Diretor de Marketing da Vinícola Thera), Andreia Milan (Produtora da Amitié Espumantes e Vinhos),Bernardo Barreiros Cardoso (Diretor do Turismo de Portugal no Brasil) e vários outros oradores.

A iniciativa conta com um amplo grupo de parceiros: IVV, ViniPortugal / Wines of Portugal, CVR do Tejo – Vinhos do Tejo, CARMIM, M&A Creative, Precision Elite, Natural Business Intelligence, Virgu Wines, MailBoxes Etc. Campo de Ourique/Évora, Jornal ECO, Jornal Novo, Voz do Campo, Mutante, Reserva 85 e a agência de comunicação Message in a Bottle.

O parceiro de responsabilidade social será a Academia do Johnson, organização sem fins lucrativos que ajuda cerca de 200 crianças nos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, e que a Academia Wine2Help tem vindo a apoiar desde o primeiro dia. Os participantes podem fazer um donativo ou apoiar o trabalho da organização através do website www.academiadojohnson.com .

Além do simpósio, a Wine2Help promove habitualmente conversas com nomes ligados ao setor dos vinhos e outras iniciativas no seu canal de YouTube . Hoje, além de consultoria route-to-market e formação tailor made em vendas, a Wine2Help tem também uma Academia Digital com Cursos na área de Vendas e Enoturismo, com Rodrigo Quina e outros especialistas.

PROGRAMA

Segunda-feira | 18 de março de 2024

14:00 GMT / 11:00 BRT
Boas-vindas

  • Rodrigo Quina – Academia Wine2Help

14:05 GMT / 11:05 BRT Keynote
Vinho Português no Mundo

  • Frederico Falcão – Presidente da ViniPortugal

14:20 GMT / 11:20 BRT | Painel
Restaurantes – Vender Vinho com e sem Sommelier

  • Renato Neves – Sommelier e Gerente da Casa Camolese – Brasil
  • Manuel Moreira – Sommelier Consultor – Portugal
  • Tiago Paula – Presidente da Associação de Escanções de Portugal

Terça-feira | 19 de março de 2024

13:40 GMT / 10:40 BRT Keynote
No & Low Alcohol and The Opportunities for the Wine Industry (English)

  • Irem Eren – BevZero

14:00 GMT / 11:00 BRT | Keynote
Zero e Low Álcool – Ameaça ou Oportunidade

  • Jeremias Loock – The Other Bottle

14:20 GMT / 11:20 BRT | Keynote
Adi-Vinhas: qual o papel da biodiversidade e ecossistemas no futuro do setor?

  • Nuno Gaspar – NBI

14:40 GMT / 11:40 BRT | Painel
Desafios e Oportunidades no Mercado do Vinho Internacional

  • Rita Marta – Export Director Marthas Wine & Spirits – Portugal
  • António Pista – Export Manager Lindeborg Wines e Founder Pista Wines – Portugal
  • Sara Santos – Export Manager Esporão – Portugal
  • João Teixeira – Fundação Eugénio de Almeida – Portugal

Quarta-feira | 20 de março de 2024

14:00 GMT / 11:00 BRT | Keynote
Tendências do Mercado Brasileiro

  • Rodrigo Lanari – Wine XT – Brasil
    14:20 GMT / 11:20 BRT | Keynote
    Vinho Brasileiro – Um gigante a acordar
  • Palestrante a confirmar

14:40 GMT / 11:40 BRT | Painel
Vinho Português no Brasil – Como continuar a crescer

  • Domingos Meirelles – Exponor Brasil – Brasil
  • Camilo Lima – Lima Smith Wines – Brasil
  • Gabriel Raele – Wine & Co. – Brasil
  • Erika Ettori – Blend Wines – Brasil

14:00 GMT / 11:00 BRT | Keynote
Caso de Sucesso – Vinho Português no Brasil

  • Palestrante a confirmar

14:20 GMT / 11:20 BRT | Painel
Conexão Digital: Estratégias de Sucesso Digital

  • Ari Gorenstein – CEO Víssimo – Brasil
  • Vanessa Santos – M&A Creative – Portugal
  • Richard Jesus – UX Designer Bias Academy – Brasil
  • Eduardo Lira – Diretor de Marketing Vinícola Thera – Brasil

15:20 GMT / 12:20 BRT | Painel Extra
Potencial da IA no Mundo do Vinho

  • Cris Dornelles – BrainBrain Marketing Aplicado – Brasil
  • Luciano Libardi – Smart On Growth Marketing – Brasil
  • Ederson Almeida – Inteligência Artificial para Negócios  Fundador Gautica – Brasil

Sexta-feira | 22 de março de 2024

14:00 GMT / 11:00 BRT | Keynote
Tecnologia nas Vendas de Enoturismo

  • Palestrante a confirmar

14:20 GMT / 11:20 BRT | Painel
Enoturismo: uma plataforma de ligação Portugal Brasil

  • Bernardo Barreiros Cardoso – Diretor Turismo de Portugal no Brasil
  • Madalena Vidigal – EntreVinhas – Portugal
  • Beatriz Machado – Diretora de Marketing e Turismo Niepoort – Portugal
  • Andreia Gentilini Milan – Sommelier e Especialista em Wine Business – Brasil

15:20 GMT / 12:20 BRT | Keynote
Encerramento

  • Bernardo Gouveia – Presidente do IVV – Portugal

Keynotes de 15 minutos e painéis de 60 minutos, com 30 minutos destinados a perguntas e respostas (Q&A).

A Mutante associou-se a este evento como media partner.

+ Simpósio Wine2Help

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .