WINE PARIS assume a pole position no universo do vinho e das bebidas espirituosas

A Wine Paris 2025 confirmou a sua posição como o principal evento mundial de vinhos e bebidas espirituosas após três dias com participação recorde. No total, 52.622 visitantes participaram na exposição, 45% dos quais com proveniência de 154 outros países.

Apesar da imprevisível situação geoeconómica marcada pela instabilidade política, pelo declínio do consumo e pelos desafios ambientais, os membros da indústria encontraram, no centro da exposição, uma fonte vital de inspiração e de influência para preparar o negócio do vinho e das bebidas espirituosas para o futuro. O Wine Paris é muito mais do que um evento: é uma força motriz para todo o sector, um espaço onde os fundamentos estão em primeiro plano – partilha, conversas, oportunidades, envolvimento e diálogos de marketing construtivos

Wine Paris 2025, uma voz de influência fundamental no sector

Ao longo dos últimos seis anos, a Wine Paris tornou-se um dos principais recursos económicos e políticos do sector. De Portugal estiveram presentes Eng. João Moura, Secretário de Estado da Agricultura, Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão, Carlos João Pereira da Fonseca, Vogal da CVR de Lisboa, Dora Simões, Presidente da direção da CVR dos Vinhos Verdes, Francisco Mateus, Presidente da CVR Alentejo, Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, José Barroso, Presidente do Conselho Geral e João Silvestre, Diretor Geral da CVR Tejo, José Pedro Soares, Presidente da CVR Bairrada, e Rodolfo Queirós, Presidente da CVR da Beira Interior. Em geral, todos consideraram a Wine Paris 2025 a melhor de sempre, quer em termos de visitantes quer em termos de participantes.

“Foi muito gratificante ver que os países do novo mundo já estão aqui, o que dá um carácter ainda mais internacional a esta feira e atrai novos visitantes. Foi uma grande oportunidade de mostrar aos visitantes de todo o mundo o principal atributo dos vinhos produzidos em Portugal: a diversidade. Num país tão pequeno não é necessário percorrer muitos quilómetros para o clima, o solo ou a gastronomia variar. Estas características, aliadas ao facto de Portugal ser o país da Europa com a maior variedade de castas por km2, dão aos vinhos portugueses particularidades únicas que muitos consumidores já procuram”, afirma Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Destaque para a boa localização na cidade de Paris e para a App que a Wine Paris disponibilizou para marcar reuniões com potenciais novos clientes, que segundo vários produtores funcionou muito bem.

A forte presença portuguesa na Wine Paris foi muito importante, devido ao grande aumento dos visitantes vindos de fora de França. Muitos produtores reuniram-se com compradores oriundos das mais variadas partes do mundo, desde a América ao Oriente. Foi o momento para os vinhos portugueses mostrarem ao mundo a sua dinâmica e incrementar o aumento das exportações em quantidade e valor.

Wine Paris 2025, um catalisador para a reflexão do sector

O compromisso e a capacidade da Wine Paris de reunir as partes interessadas do sector em torno de conteúdos que demonstram um elevado nível de especialização foram novamente confirmados na exposição deste ano, com uma participação recorde nos vários eventos e conferências. 

A conferência de imprensa da Federação Francesa dos Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (FEVS) proporcionou a oportunidade de apresentar os resultados das exportações francesas de vinhos e bebidas espirituosas em 2024; a conferência da OIV fez o balanço do comércio internacional de vinho; os painéis de discussão da Moët Hennessy centraram-se nas políticas de apoio à transição para a agroecologia e práticas regenerativas para a viticultura; e a conferência da Wine Origins Alliance abordou a ação coletiva da indústria para remover as barreiras comerciais ao vinho.

Também o programa da Academia deste ano reuniu 250 peritos internacionais e um programa com 130 sessões.

O papel da Vinexposium como recurso de referência do sector foi ainda mais consolidado este ano com o lançamento da Voice of the Industry, uma plataforma de business intelligence, onde as questões relacionadas com o vinho e as bebidas espirituosas são analisadas pelos principais intervenientes do sector e por instituições internacionais.

Rodolphe Lameyse, CEO Vinexposium
Wine Paris 2025, a grande cimeira para o comércio global de vinhos e bebidas espirituosas

Os atores mundiais escolheram o Wine Paris. A exposição de 2025 registou um aumento de 80% do espaço atribuído aos expositores internacionais, em comparação com 2024, os quais reservaram três pavilhões inteiros. Com 54 países expositores, 116 pavilhões internacionais (incluindo oito novos participantes) e 45% dos seus visitantes provenientes de 154 países, a Wine Paris 2025 confirmou o seu papel de evento de referência para o comércio mundial de vinhos e bebidas espirituosas. 

O empenho da Vinexposium em promover o crescimento das empresas refletiu-se também no aumento de 35% da participação dos principais compradores nos mercados-chave. O serviço de networking atingiu um novo nível de resultados, duplicando o número de ligações em linha entre produtores e compradores.

A participação portuguesa destacou-se por ser a maior presença internacional a seguir a Itália na Wine Paris 2025. Esteve representado por oito territórios vitivinícolas nacionais, sete produtores de renome e pela ViniPortugal.

Be Spirits, um tributo à excelência global em bebidas espirituosas

Em 2025, a Be Spirits registou um crescimento significativo, com 34 países produtores a expor, mais 47% de área útil do que em 2024 e quase 300 expositores, incluindo 76% de novos participantes. Juntamente com as muitas marcas francesas proeminentes presentes, as empresas internacionais aumentaram a sua participação, com 2,5 vezes mais expositores estrangeiros do que em 2024 e dez novos países expositores no espaço Be Spirits.

“Em tempos de incerteza como os atuais, de crise económica e de perda de sentido, o isolacionismo não é uma opção. É através da combinação de forças e da promoção da inovação, do envolvimento de todos os agentes do sector e das ligações entre as esferas económica e política que podemos concretizar soluções. Ao longo dos anos, a Wine Paris estabeleceu-se no espírito global como uma fonte vital de influência. Mais do que nunca, a feira de 2025 desempenhou um papel crucial para os atores nacionais e internacionais do sector do vinho e das bebidas espirituosas”, conclui Rodolphe Lameyse, Diretor Geral da Vinexposium.

Com um calendário de eventos para 2025 que abrange todos os continentes, incluindo as próximas exposições Vinexpo America (7 e 8 de maio em Miami), Vinexpo Asia (de 27 a 29 de maio em Singapura), Vinexpo Índia (11 e 12 de outubro em Mumbai) e a World Bulk Wine Exhibition (24 e 25 de novembro em Amesterdão), o Vinexposium facilita o desenvolvimento internacional dos seus parceiros e apoia-os em todas as etapas.

V d’Or: os prémios da Vinexposium

A Cerimónia de entrega dos prémios V d’Or 2025, aconteceu no domingo, dia 9 de julho de 2025, na véspera da abertura da Wine Paris 2025. no Pavillon Gabriel (Paris 8).

A noite começou com um cocktail de boas-vindas ao qual se seguiu um jantar de Gala assinado pelo Chef Yannick Alléno, que, entre outros, tem o restaurantes Alléno Paris e o 1947 Hôtel Le Cheval Blanc, ambos com três Estrelas Michelin.
A Gala encerrou com a chave de ouro, ao ser servido um Taylors 20 Year Old Tawny Port.

Para além do Vinho do Porto, Portugal esteve representado pelo presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Os grandes vencedores da noite foram os seguintes:

Parabéns a todos os vencedores!

Wine Paris

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