Das vinhas velhas do Douro renascem novos brancos, tintos e portos de excelência.
O ser humano é um ser inquieto e é desse constante desassossego que surgem novas criações e (r)evoluções. No, Douro, a região demarcada de vinho mais antiga do mundo, existe o conhecimento e o património vitivinícola que permite uma permanente seleção de plantas e novas criações.
Na Kopke, uma das casas de vinho do Porto mais antiga, criada em 1638, ainda antes da demarcação do Douro, esse conhecimento e saber tem séculos e é passado de geração em geração.
Das vinhas velhas ao experimentalismo

São Luiz Vinhas Velhas
A Quinta de São Luiz está situada na margem esquerda do rio Douro, no coração da sub-região de Cima Corgo. Tem uma exposição solar predominante a norte e a altitude vai dos 80 aos 400 metros. Ali são produzidos vinhos de quinta exclusivamente com uvas da propriedade provenientes de vinhas velhas, onde se incluem os Grandes Reservas.
São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2021
Vinhas velhas em que predomina a Touriga Nacional e o Sousão. Estágio em madeira durante 16 meses em barricas de carvalho francês. Vinho elegante com boa estrutura e promessa de longevidade.
São Luiz Vinhas Velhas Rumilã Grande Reserva Tinto 2019
Rumilã é o nome de uma pequena parcela de vinhas velhas, com mais de 100 anos, da Quinta de São Luiz. Estágio em madeira durante 24 meses em barricas de carvalho francês e no mínimo mais 24 meses em garrafa. Vinho com boa estrutura, fresco e sedoso.

Winemaker’s Collection brancos
As uvas utilizadas para a produção destes vinhos são de produtores parceiros do Baixo Corgo e mais recentemente da Quinta do Bairro onde a Kopke começou, em 2015, a reconversão com o arranque de vinhas tintas e plantação de brancas.
Folgazão e Rabigato Reserva Branco 2021
Depois de quatro anos de estágio em barricas de 300 litros chega agora ao mercado. Um branco poderoso ainda a precisar de tempo de garrafa que lhe dará a untuosidade, a frescura e a elegância que o 2019 tem agora.
O primeiro Tawny 80 anos da Kopke

Kopke Tawny 80 anos
Este é o primeiro Tawny 80 anos da Kopke, um blend que deriva de uma nova categoria criada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Lote cujo vinho mais antigo remete para o final do século XIX e o mais recente é da década de 40 do século X. É o elevar do Vinho do Porto a um novo patamar.
A apresentação destes novos vinhos decorreu nas caves da Kopke em Gaia, paredes meias com o novo hotel / museu Tivoli Kopke Porto Gaia e sobre o qual já tivémos a oportunidade de escrever aqui.
Tchim, tchim!


