A comprovar a versatilidade da casta Alvarinho, apresentada sob três propostas bem diferentes, as Quintas de Melgaço optaram pela cozinha italiana de Giorgio Damasio, o chef do Mercantina, a célebre pizzaria de Alvalade.
Para abrir o apetite e acompanhar a Focaccia de alecrim, eis o QM Alvarinho 2013. Um monocasta, feito a partir de uma seleção de uvas da casta rainha dos vinhos verdes, a Alvarinho, traduzindo-se num néctar de Baco fresco e aromático, bem estruturado, ideal para acompanhar peixes e carnes. Mas atenção às especiarias!
Chega a vez do QM Vinhas Velhas 2012, o mais recente vinho das Quintas de Melgaço. Elaborado com uvas da casta Alvarinho colhidas de uma parcela única de vinhas com mais de duas décadas, o vinho, fresco e estruturado, contém menos acidez e mais complexidade do que o anterior. Sob o pretexto de confirmar a versatilidade desta casta tão nossa, e aconselhado, neste caso, para servir juntamente com marisco, peixe e carnes de aves, o chef Giorgio Damasio preparou especilmente para a ocasião um Linguini com amêijoas, malagueta e salsa, o que, uma vez mais comprova a capacidade de uma casta tão portuguesa e tão apetecível nestes dias soalheiros.
Apresentações gastronómicas à parte, Pedro Soares, da Quintas de Melgaço, e Giorgio Damasio põem as mãos no QM Alvarinho 2013 e no QM Vinhas Velhas 2012, respetivamente
Para terminar o repasto, as honras foram concedidas ao Espumante Alvarinho QM Super Reserva Bruto, da colheita de 2010. Um cem por cento Alvarinho, com um aroma ligeiramente frutado e floral, boa acidez e complexidade na boca, características que o tornam longo e persistente, servido com Zabaione, uma sobremesa de morangos cobertos com uma gemada aromatizada com Marsala, vinho produzido na Sicília, Itália. Ou não estivéssemos na Mercantina que, em fevereiro deste ano, foi distinguida pela Associazione Verace Pizza Napoletana com a chamada Estrela Michelin das pizzas. A propósito, já conhecem?
Só para finalizar, deixamos o conselho de que os bons néctares da Quintas de Melgaço devem ser consumidos a uma temperatura que ronda entre os 10 e os 12° C. Agora, o brinde ao verão! •
+ Quintas de Melgaço
+ Mercantina
© Fotografia: João Pedro Rato