França, a gastronomia e a arte

Eis os ingredientes principais do Turismo de França para 2015 apresentados, esta semana, no Bistro 100 Maneiras, no Chiado lisboeta, o ponto de partida para uma viagem pelos sabores de França.

A obra “Misconceivable”, do artista austríaco Erwin Wurm, exposta no canal de la Martinière, no âmbito do projeto de arte contemporânea Estuaire, em Nantes

Nantes, Estrasburgo e Nice, Tahiti e suas ilhas e Futurscope, um parque de diversões futurista em Poitiers, foram dados a conhecer pela Atout France em Portugal. Sobre as três primeiras, e a par com outras cidades francesas, irão acolher eventos históricos e culturais ao longo do deste ano. O ano em que o projeto Gôut de France (para ler aqui) reúne mais de 1300 chefs em todo o mundo, dos quais 17 são de Portugal (para ler aqui).

Mais há mais novidades. De acordo com o programa Sabores de França, entre 1 e 19 de março, a Embaixada de França e a Atout France asseguram a promoção da gastronomia francesa no país em colaboração com o Instituto Francês de Portugal. Prontos para anotar na agenda?

No dia 1, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe o Mercado de Sabores de França. Entre os dias 12 e 18 está patente uma exposição de fotografia de instagramers portugueses intitulada “A refeição gastronómica francesa”, no Instituto Francês de Portugal, um excelente pretexto para começar a dar azo à imaginação e registar imagens gulosas da cozinha francesa, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, com a hanstag #instagram_goodfrance (regulamento aqui ).

Porque gastronomia rima com sétima arte, os Sabores de França serão exibidos no Instituto Francês de Portugal através de três longas-metragens: “Entre les bras: La cuisine en héritage” (dia 10), “Les émotifs anonymes” (dia 12) e “Comme un chef” (dia 18). As sessões começam às 19.30 horas e a entrada é livre. Entretanto, no dia 16 há uma conferência/degustação à volta do pão, do vinho e do queijo, a qual conta com a presença de seis oradores. A ação acontece entre as 19 e as 22 horas e a entrada é livre, mas requer marcação prévia. No dia seguinte, às 19 horas, o Instituto Francês de Portugal abre, de novo, as portas para mais uma conferência, desta vez sobre a arte de “bem comer”, com o presidente e fundador da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, Mário Silva.

No roteiro dos sabores franceses constam ainda um concurso gastronómico, a ter lugar nas Escolas de Hotelaria de Lisboa e do Porto, um concurso intitulado “A refeição ideal para o meu pai”, que consiste num jantar realizado por alunos do Liceu Francês Charles Lepierre, sob o olhar atento do chef Pascal Neymard, do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, na Embaixada de França, e com a participação de Eric Kayser, para celebrar o dia do pai, entre outros eventos…

Na rota da cozinha francesa

De volta à apresentação desta semana, esta culminou com um repasto preparado pelo chef Ljubomir Stanisic e a sua equipa do Bistro 100 Maneiras, um dos restaurantes portugueses eleitos para fazer parte do evento gastronómico “Goût de France”, agendado para o próximo dia 19 de março, em todo o mundo.

No roteiro dos sabores, a viagem partiu do Futuroscope representado pela clorofila na companhia do carabineiro marinhado e da espuma do mar.

A sul, com Nice no horizonte, com ravioli com morilles, uma das muitas espécies de cogumelos comestíveis, e foie gras.

De novo a noroeste, chega a vez de Nantes representada pelo pregado em molho branco e mini-vegetais.

De uma ponta à outra, chegamos a Estrasburgo, a nordeste, interpretado pelo seu cozido acompanhado de spetzel e couve roxa.

Para o doce final, o chef Ljubomir Stanisic deixou a cereja no topo do bolo, que é como quem diz, o destino mais apetecível, o Tahiti e as suas ilhas, do outro lado do planeta, representado por um sorbet de goiaba com espuma de crème brûlée.

Há quanto tempo não viaja por França? •

+ Atout France em Portugal / Turismo de França

Para partilhar com os amigos