Taberna da Esquina chega a São Paulo / Brasil

Depois de levar a Tasca da Esquina para São Paulo, no Brasil, chega a vez do chef Vítor Sobral abrir as portas de uma nova casa de petiscos à boa maneira portuguesa na cidade: a Taberna da Esquina.

À imagem do bairro lisboeta de Campo de Ourique, o célebre chef português, grande apreciador da gastronomia lusófona, inaugura a Taberna da Esquina… na esquina das ruas Bandeira Paulista e Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, no Itaim-Bibi. O novo ponto de encontro de quem procura a cozinha portuguesa na sua verdadeira essência, em São Paulo. Afinal, “as tabernas são estabelecimentos de convívio, onde o vinho e a grelha são os motivos de encontro”, declara Vítor Sobral em comunicado, para quem aprecia a riqueza de uma cozinha, na qual os mesmos produtos protagonizam múltiplas receitas.

Em cima da mesa há, portanto, os clássicos das tabernas portuguesas. Falamos dos petiscos na grelha, onde entra a orelha de porco, e da lata, como os filetes de cavala ligeiramente picantes com abacate e coentros, e dos fritos, aqui representados pelas pataniscas de bacalhau e apresentados com criatividade, à boa maneie de Vítor Sobral pelas mãos de Mateus Correa, o chef residente. A finalidade é partilhar com os amigos ou a família, num ambiente informal.

Só para abrir o apetite, sobretudo de quem tão bem conhece a cozinha de Vítor Sobral, eis o bacalhau à taberneiro grelhado, o prato da casa, ou o bife do patrão, da alcatra, servido mal passado. Sugestões não faltam para acompanhar cada prato, como a batata doce assada ou o puré de grão de bico, ou o feijão verde com amêndoa. Para terminar o repasto em bom, eis os doces portugueses com um toque brasileiro, como a sopa dourada feita com castanha do Pará ao invés das tradicionais amêndoas lado-a-lado com um café de marca de cunho nacional e um licor de amêndoa ou uma ginja típica de cá.

Na carta dos vinhos, a nacionalidade portuguesa marca pontos com cerca de 70 rótulos, alguns dos quais são servidos a copo e onde não faltam a sangria e o porto tónico, entre outros cocktails e bebidas feitas à base de néctares de Baco. Quanto à cerveja há apenas uma e, claro, é portuguesa.

Relembramos que além de São Paulo (Taberna da Esquina e Tasca da Esquina), a cozinha lusófona está bem presente em João Pessoa (Tasca da Esquina), ambos no Brasil, Luanda (Kitanda da Esquina), em Angola que, no início de fevereiro, recebeu a distinção de “Melhor Restaurante Novo do Ano” dos Prémios LNL (Luanda Nightlife), constam na lista concretizada por Vítor Sobral e a sua equipa, assim como a cidade das sete colinas, com a Cervejaria da Esquina e a Tasca da Esquina.

Bom apetite! •

+ Taberna da Esquina

Para partilhar com os amigos. Aqui e à mesa.