A cultura do vinho e da arte / Esporão

Esporão Reserva branco 2014 e e Private Selection branco 2014 são os senhores que se seguem no desfile de Baco por terras do Esporão, no Alentejo, desta feita com uma pintura da autoria do artista plástico João Queiroz.

Esporão Reserva branco 2014 e e Private Selection branco 2014 são os senhores que se seguem no desfile de Baco por terras do Esporão, no Alentejo, desta feita com uma pintura da autoria do artista plástico João Queiroz.

Depois de Alberto Carneiro e demais artistas portugueses – 27, ao todo –, dois angolanos e um brasileiro, a dupla das novas colheitas de Esporão Reserva e Private Selection é ilustrada pela arte do reconhecido artista plástico e escultor lisboeta João Queiroz, na qual “quis representar a vinha ordenada, fruto do trabalho humano, na sua relação complexa com a atmosfera, a luz, a terra e a água e, em primeiro plano, a memória da videira selvagem com o seu comportamento natural”, de acordo com as palavras do autor, distinguido em 2011 pelos Prémios da Associação Internacional de Críticos de Arte, em comunicado.

Por sua vez, os vinhos em questão, desenhados pela equipa de enologia, formada pelo luso-australiano David Baverstock e por Sandra Alves, responsável pela produção dos vinhos brancos do Esporão, são feitos a partir de uvas que alcançaram uma “maturação ideal e consistente”, graças ao “inverno húmido seguido de um Verão ameno”, justificação descrita em comunicada, e cultivadas segundo de produção integrada.

Quanto ao perfil de cada um, o Esporão Reserva Branco 2014 resulta das castas Arinto, Antão Vaz e Roupeiro – três castas DOC Alentejo –, e da internacional Semillon, todas provenientes da Herdade do Esporão. Após a fermentação, o vinho estagiou sobre as borras finas e por seis meses em cubas de inox e em barricas novas de carvalho americano e francês.

Já o Esporão Private Selection Branco 2014, um monocasta feito a partir da casta Semillon foi, depois da fermentação, submetido a um estágio de seis meses sur lie – processo em que o vinho fica em contacto com as próprias borras – e betonnage – é mexido em períodos de tempo definidos. Aqui, o objetivo é conferir uma maior intensidade aromática, corpo e textura ao legado de Baco.

Brindemos! •

+ Esporão
+ João Queiroz

Partilhe com os amigos.