A cozinha portuguesa é a inspiração de Jorge Fernandes, o chef do novo spot do Estoril, onde o menu de tapas se destaca da carta, sobretudo para quem aprecia um repasto descontraído numa pequena sala elegante dominada pelos tons do imenso oceano que se avista do terraço.
Gyosas de camarão com molho teriyaki
O peixe e o marisco são os produtos principais da carta assinada pelo chef Jorge Fernandes, do Atlântico Bar & Restaurante, do hotel Intercontinental Estoril, o mais recente espaço dedicado à gastronomia com vista para o mar que banha a costa portuguesa.
O tártaro de salmão do menu das tapas
Para dar início ao repasto ou se a preferência recai num almoço mais descontraído, comece pelo bar – ou na mesa –, para degustar as iguarias do menu de tapas cuja harmonização é feita com champanhe. Se gosta dos clássicos, a lista estende-se das amêijoas à Bolhão Pato ou ao natural à tábua de queijos nacionais e internacionais, passando pelos ovos mexidos com farinheiro ou pela salada de polvo; das tapas com twist – como lhe chama o chef –, a escolha pode ir do tártaro de salmão ao guloso queijo chevre panado e coulis de frutos vermelhos, passando pelas gyosas (massa frita que, por tradição, é recheada de carne ou legumes) de camarão com molho teriyaki (molho agridoce) e pelo camarão kadaíf (massa fresca caracterizada por fios finos e longos) com molho tártaro – as quatro tapas especiais do Atlântico Bar & Restaurante.
Naco de garoupa grelhada com batata confitada
Do mar, e já no prato principal, há sete escolhas a fazer entre o naco de garoupa grelhada com batata confitada, o peixe galo com risotto de ostras e champanhe e o lombo de bacalhau com arroz de lingueirão.
Do talho, o chef Jorge Fernandes optou por três pratos: Entrecôte de novilho com batata e amêndoa, naco de leitão com pimenta, abóbora e chips de batata e prego de lombo em bolo do caco e manteiga de alho com batata frita.
Sobre o legado de Baco destaca-se a produção nacional, desde o vinho a copo aos tintos, passando pelos brancos, os rosés e o espumante, sendo o champanhe e dois vinhos internacionais as exceções na carta.
Mousse de requeijão acompanhada por bolo de espinafres e gelado de noz
No final do repasto, para saborear na sala dominada pelos tons azuis e com amplas janelas viradas para o oceano, a sobremesa e as tapas doces conquistam o palato com duas mãos cheias de iguarias com açúcar, como a inusitada, mas muito bem confecionada mousse de requeijão acompanhada por bolo de espinafres e gelado de noz…
Beignet com creme de pastel de nata e gelado de canela
… ou o guloso beignet com creme de pastel de nata e gelado de canela e adivinhar a época estival podendo o repasto ser degustado no terraço do Atlântico Bar & Restaurante… quando o tempo estiver de feição, claro.
O Atlântico Bar & Restaurante, localizado ao lado do Intercontinental Estoril, está de portas abertas de terça a domingo, das 12.30 horas à uma da manhã, estando o menu do restaurante disponível para o almoço, entre 12.30 e as 15.30 horas, e para o jantar, entre as 19.30 e as 23 horas; enquanto o menu tapas é servido das 12.30 horas à meia-noite – há ainda o menu executivo entre terça e sexta, das 12.30 às 15 horas. Quanto ao estacionamento, deixe a viatura no parque do hotel, cujo acesso é feito ao lado do restaurante, e valide o ticket no restaurante. A reserva pode ser feita através do 21 829 10 49 ou de atlantico.estoril@ihg.com.
Bom apetite! •
+ Atlântico Bar & Restaurante
© Fotografia: João Pedro Rato
+ Informações:

Partilhe com os amigos: