Cerveja sem glúten? Sim!

Mas, é diferente? É. O sabor é muito semelhante ao das convencionais, pois esta contém cereais e lúpulo, além de que está apta para quem é intolerante à proteína, assim como para celíacos e adeptos de um estilo de vida saudável.

Criada em 2006, a partir da investigação desenvolvida pelos mestres cervejeiros da Damm e a Unidade de Glúten do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a catalã Daura Damm chega, agora, ao nosso país, dando resposta a celíacos e intolerantes ao glúten que sejam verdadeiros apreciadores de cerveja. Com efeito, a bebida está isenta da referida proteína existente na génese de cereais – farinha de trigo, cevada, centeio, entre outros –, sendo esta retirada através de um processo de hidrólise, o que diminui a sua concentração para 3 ppm (partes por milhão), ou seja, abaixo dos 20 ppm recomendados nos produtos recomendados a uma alimentação adequada. Além disso, e com o intuito de garantir a qualidade, o envio de uma amostra de todos os lotes produzidos de Daura Damm para análise do CSIC é frequente. Deste modo, e de acordo com Mafalda Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Celíacos (APC), “esta cerveja cumpre todos os requisitos para celíacos”, razão pela qual a garrafa ostenta o símbolo da espiga cortada e a menção “isenta de glúten”, e tem uma parceria com a APC.

A apresentação da cerveja sem glúten, que é também a mais premiada do mundo, com um teor alcoólico de 5,4 por cento e ingredientes 100 por cento naturais, aconteceu n’O Apartamento, tendo a dupla Ana Krausz, da agência Paltaforma-A, e a jornalista e blogger do abramabocaefechemosolhos, Marta Braga, proporcionado um repasto recomendado a quem denota incapacidade de digestão da proteína ou a quem sofre de intolerância alimentar permanente ao glúten.

Declaramos, então, aberta a época da esplanada… ou degustemos a cerveja indoor. •

+ Damm
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: