It’s a chic friday!

Sim, é sexta. Para muitos, véspera de dois dias de descanso, para outros a continuação de mais um dia de trabalho. Seja como for, é para celebrar a tão aguardada chegada do sol.

Alberto Henriques, diretor geral das Caves da Montanha, esteve presente no desfile “gínico” na Embaixada

Há um gin português que recebeu o nome mesmo antes de ser produzido, seguindo-se a garrafa, primada por um minimalismo elegante, que se faz “realçar na prateleira”, segundo Alberto Henriques, diretor geral e representante da quarta geração das Caves da Montanha, da Anadia, na região vitivinícola da Bairrada, objeto esse que já arrecadou uma medalha de bronze na categoria de “Best Branding: Packaging” do concurso Best Awards 2016. Só depois se pensou no líquido.

Falamos do Friday Chic Gin composto por zimbro, cardamomo, pétalas de rosa, flor de laranjeira, infusão de frutas tropicais e folha de videira de Baga, a casta rainha da Bairrada, e que dá azo à criatividade de quem o prepara. Para comprovar tão peremptória versatilidade num copo – ou na chávena, como mostraremos no final – e o seu potencial gastronómico, foram servidos cocktails e gin tónicos elaborados pelos bartenders do Gin Lovers, os quais acompanharam a apresentação da nova carta do restaurante Less by Miguel Castro e Silva, uma vez que ambos – Less e Gin Lovers – partilham o mesmo espaço na Embaixada, no n.º 26 da praça do Príncipe Real, em Lisboa.

Vejamos os momentos deste menu “gínico”. Para o primeiro, em que Miguel Castro e Silva preparou o tártaro de atum e as pataniscas de nada, a Gin Lovers apresentou um cocktail com o gin, sumo de limão, gengibre e espuma e raspa de limão, o mais consensual no palato dos presentes e o que se seguiu ao das boas vindas composto pelo gin e por polpa de frutos vermelhos e água tónica.

No segundo momento, e com a cevadinha de camarão do chef portuense, foi servido um gin tónico em que o Friday Chic Gin foi servido com folha de shizo e água tónica.

Com a tónica na água, o bar preparou um gin tónico com este gin, zest de lima e folha de lima kaffir e água tónica a par com o ristotto de gorgonzola e o de espargos, e o parmentier.

E eis o momento do falso chá quente composto pelo gin e por sumo de toranja, hibisco, cardomo e gelo seco servido num bule e para beber pela chávena. Genial, mas não é para meninos.

Bridemos! •

+ Friday Chic Gin
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.