Onde está o ananás?

O Pineapple Week – Hotel à Mesa, evento que, a partir de hoje, dia 29 de setembro, até ai dia 9 de outubro, abrange um roteiro de experiências à mesa de 26 restaurante de hotéis de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e Mafra.

O ravioli de foie gras é o ingrediente principal da entrada criada para o menu da Pineapple Week pelo chef André Lança Cordeiro

Símbolo da arte de bem receber, o fruto exótico foi o mote para a criação de uma iniciativa que, ao longo de dez dias, desafia 26 chefs a criarem um menu exclusivo, para quebrar a barreira criada em torno do lobby e, ao mesmo tempo, aumentar a credibilidade dos restaurante dos hotéis do país.

Cordeiro confitado com puré de cenoura fumado e a alcachofra-girassol é o prato principal do chef do Ânfora, do Palácio do Governador

Para o efeito, o menu de cada restaurante é composto por entrada, prato principal, sobremesa, bebida e café e, pelo menos, um deverá ter o ananás presente – como é o caso da sobremesa de André Lança Cordeiro, chef do Ânfora, no hotel Palácio do Governador, em Belém, Lisboa, a qual é composta por ananás dos Açores e gelado de ananás, dentro de uma esfera de gelado de limão e alecrim, e calda de citrinos, antecedida pelo cordeiro confitado com puré de cenoura fumado e a alcachofra-girassol (ou tupinambo) e, antes disso, pela entrada protagonizada por ravioli de foie gras, carpaccio de camarão e caldo de camarão e limão-kafir, sendo certo que um dos pratos fará parte da próxima carta do Ânfora.

O valor dos menus variam entre os 25, os 35 e os 45 euros (o valor é definido por cada hotel/restaurante) e reservas podem ser efetuadas diretamente com os restaurantes aderentes ou através da aplicação Zomato.

Em paralelo, há quatro momentos a anotar na agenda:
/ 3 de outubro
Jantar vínico assinado pelo chef Miguel Paulino.
Local: Sheraton Hotel & SPA Lisboa.
/ 4 de outubro
Jantar vínico criado pelo chef executivo André Lança Cordeiro.
Local: Restaurante Ânfora, no Palácio do Governador, em Belém, Lisboa.
/ 9 de outubro
Jantar harmonizado com cerveja.
Local: Cafetaria Mensagem, no Altis Belém Hotel & Spa, em Belém, Lisboa.

Mas há mais, pelo que se recomenda a consulta do programa aqui , pois há uma Pineapple Hour a descobrir, e da lista dos espaços aqui .

Bom apetite! •

+ Pineapple Week
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Ananás dos Açores e gelado de ananás, dentro de uma esfera de gelado de limão e alecrim, e calda de citrinos, a sobremesa do Ânfora criada para esta iniciativa

Partilhe com os amigos: