Estarão Alexandre Silva e José Avillez preparados para o The Grand Gelinaz! Shuffle Two?

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016. Hoje é o dia que marca o regresso do mega evento gastronómico global que reúne 40 chefs e desafiou os dois a a liderarem, por um dia, a cozinha de um restaurante em parte incerta.

Em conversas separadas com a Mutante, e antes de partirem para os respectivos destinos onde, hoje, irão pôr à prova o saber-fazer na cozinha, José Avillez, chef do Belcanto (2 estrelas Michelin), e Alexandre Silva, chef do Loco, em Lisboa, falaram sobre a forma como se vêem a trocar de vida, de identidade e de restaurante num dia. Em resposta, José Avillez aceitou este repto com entusiasmo. “É um projecto extraordinário, interessante, diferente e também muito divertido.  Todo o secretismo que envolve este evento provoca alguma expectativa.” Por sua vez, Alexandre Silva mostrou-se “ansioso!” Porém, “os cozinheiros têm a facilidade de se adaptar com alguma facilidade, não me assusta. Contudo, não vou trocar de identidade, serei eu sempre!”

Com o destino reservado ao segredo dos deuses, a revelar muito em breve, o mesmo se aplica aos chefs que estão, desde o início desta semana, na cozinha do Belcanto e do Loco. Mesmo assim, Alexandre Silva deu apenas uma pista: “Posso dizer que vem de bem longe.” E se fosse o chef José Avillez? “Se fosse o Zé deixaria tudo o que tenho”, respondeu o proprietário do Loco. E se fosse o chef Alexandre Silva? “Era uma coincidência engraçada sair um chef português e vir outro chef português”, afirmou José Avillez.

Sobre os 40 chefs que foram convidados para este evento, não lhes foi permitido levar qualquer elemento da equipa de cozinha, “somos só nós despidos de preconceito, os pratos serão pensados lá, tenho de sentir o produto, falar com a equipa, sentir o que eles também sentem, só ai farei o menu”, declarou Alexandre Silva.

Sobre este desafio, o chef do Belcanto salientou o “improviso” e a “criatividade” como ponto de partida para a elaboração do menu deste dia. Já Alexandre Silva foi mais longe: “O Gelinaz é tudo o que eu acredito que a cozinha tem de ser! Longe vão os tempos que se cozinhava de costas voltadas para os colegas. A cozinha está diferente, tem mais vigor, mais alma, mais carácter, e tudo isto torna o desafio muito maior. Somos nós todos (40 cozinheiros) a partilhar as cozinhas e despirmos o nosso restaurante. Não há nada a esconder.”

The Grand Gelinaz! Shuffle Two, com curadoria de Andrea Petrini & Alexandra Swenden, chega pelas mãos de Ana Músico e Paulo Barata, os embaixadores do evento em Portugal, e corre mundo, do Brasil à Rússia, da Austrália ao Japão, com o intuito de alargar as fronteiras da cozinha, acicatar a criatividade e, ao mesmo tempo, ampliar os horizontes culturais e gastonómicos dos chefs. Assim, este ano a iniciativa conta com 40 chefs  de 17 países e de cinco continentes que, hoje, já estão a concretizar o menu pensado, debatido e estruturado com a equipa da cozinha do restaurante onde se encontram neste momento cozinhas.

Quanto à lista de chefs, eis os protagonistas: Alex Atala, Inaki Aizpitarte, Massimiliano Alajmo, José Avillez, Massimo Bottura, Danny Bowien, Sean Brock, Manu Buffara, Daniel Burns, Riccardo Camanini, Paul Carmichael, Dominique Crenn, Sven Elverfeld, Anand Gaggan, Adeline Grattard, Sean Gray, Rudolfo Guzman, Zaiyu Hasegawa, Dan Hunter, Mikael Jonsson, Christopher Kostow, Virgilio Martinez, Carlo Mirarchi, Vladimir Mukhin, Yoshihiro Narisawa, Matt Orlando, Christian Puglisi, Dave Pynt, René Redzepi, Niko Romito, Ana Ros, Alexandre Silva, Ben Shewry, Bo Songivsava, David Thompson, Lee Tiernan, Simone Tondo, Mitsuharu Tsumura, Blaine Wetzel, Jock Zonfrillo.

Este ano, está a decorrer, em simultâneo, o projecto complementar The Gelinaz! Brussels HQ, em Bruxelas, a capital belga e berço do Gelinaz!, o qual envolve outros 20 chefs dos quatro cantos do planeta. Na lista consta o nome de um chef português, Leonardo Pereira, ao lado de Albert Adria, Yannick Alleno, Armand Arnal, Kristian Baumann, Claude Bosi, Mauro Colagreco, Enrico Crippa, Paul Cunningham, Kobe Desramaults, Magnus Ek, Alexandre Gauthier, Christophe Hardiquest, Gert de Mangeleer, Petter Nilsson, , Fulvio Pierangelini, Philip Rachinger, Mathieu Rostaing-Tayard, Davide Scabin, Clare Smyth vão mostrar o que valem.

Boa sorte e bom apetite! •

+ The Grand Gelinaz! Shuffle Two
Foto do chef José Avillez © Luís Mileu

Partilhe com os amigos