A homenagem ao produto português está para além do menu criado pelo chef do Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa que, uma vez mais, convida um chef de fora de portas a explorar o nosso terroir.
O chef Florent Ladeyn, do Auberge du Vert Mont em Boeschepe, na Flandres, e Bloempot, no centro de Lille, em França / © Caspar Miskin
Depois de James Lowe, chef do Lyle’s (1 estrela Michelin), em Londres, e um jantar temático que teve a caça como protagonista, João Rodrigues desafia Florent Ladeyn, chef executivo dos restaurantes Auberge du Vert Mont, em Boeschèpe, França (1 estrela Michelin), e Bloempot, no centro de Lille, em França, para uma viagem à descoberta da Matéria. Desta vez os produtos escolhidos são os da terra, a partir dos quais os sabores e os aromas portugueses do Outono serão transpostos para a mesa.
A experiência (€125 com vinhos), agendada para as 19h30, de 16 de Novembro, no restaurante Feitoria, a qual inclui a seleção vínica feita pelo escanção André Figuinha, é a segunda de cinco roteiros gastronómicos baseados numa permanente descoberta do que o mar e a terra nos dá.
Assim, entre Outubro e Fevereiro, o chef João Rodrigues e a equipa do Feitoria desafiam cinco chefs d’além fronteiras a descobrir diferentes produtores, esmiuçar o trabalho de campo e explorar os produtos que caracterizam Portugal. Os ingredientes serão, por sua vez, utilizados no alinhamento de pratos que farão parte do respectivo menu de degustação irrepetível. Um desafio para quem vem de fora, uma vez que é a primeira vez que preparam muitos dos produtos portugueses e um registo baseado no menu Matéria cujo conceito foi criado em Outubro de 2016 pelo chef João Rodrigues (para ler aqui). •