A cozinha da Madeira no Oriente

A semana gastronómica da Madeira está de regresso ao Restaurante Bistrô & Tapas do hotel Tryp Lisboa Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa.

Filete de pescada preto com banana frita, puré de batata doce e molho de maracujá

Como já vem sendo habitual, o hotel Tryp Oriente dedica pontualmente, desde há cerca de três anos, uma semana à gastronomia de uma região, de um país ou de um produto. Por lá já passaram cozinhas de Macau e do México, feijoadas e francesinhas, entre outros pratos. Esta semana é dedicada, uma vez mais, à Madeira.

Com uma seleção de dez pratos interpretados por Paulo Anastácio, chef residente do restaurante, bom conhecedor da gastronomia do arquipélago, esta iniciativa tem como mote “10 pratos, 10 dias, 10 euros”. 10 é o valor de cada prato principal. As entradas e as sobremesas ficam por 3,5 euros cada, enquanto as bebidas começam nos 2,70 euros.

Deixamos aqui algumas das sugestões que por lá pode encontrar:

Picadinho da Madeira é feito com carne e acompanhado por batatas fritas. Por ser muito fácil e rápido de confecionar, mas com sabor extraordinário, é um prato muito habitual na mesa dos madeirenses e daqueles que os visitam. É commumente servido numa travessa para partilhar.

Espetada de vazia de novilho com milho frito e batatas fritas. É típico das festas e romarias. Este prato era comido à mão e acompanhado de pão e vinho. Na década de 1950′, Francisco da Silva Freitas abriu o primeiro restaurante de espetadas chamado As Vides, no Estreito de Câmara de Lobos, ao que é hoje um dos pratos mais populares servido em muitos restaurantes da ilha e não só.

Para finalizar, há as malassadas e o bolo de mel acompanhados por gelado de baunilha.

O que não podia faltar seria a poncha, a bebida tradicional e emblemática da Madeira, feita de aguardente de cana-de-açúcar (o rum da Madeira ) produto com Indicação Geográfica Protegida, ao qual se adiciona açúcar e sumo de limão.

A semana gastronómica da Madeira decorre até dia 4 de março, de domingo a segunda, ao almoço e ao jantar. Bom apetite!

© Fotografia: João Pedro Rato
Prato de entrada: Polvo de cebolada, batatas cozidas e legumes.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .