Quinta Vale D. Maria revela uma preciosa página da história do Douro

Old Tawny Porto Colheita 1969 é a estreia de uma série exclusiva e limitada de Vinho do Porto pertencente a uma colecção que vai envelhecendo com o vagar do tempo. Mas qual é a proveniência desta referência vínica tão especial?

Cristiano van Zeller, proprietário e enólogo da Quinta Vale D. Maria, localizada em pleno vale do Rio Torto, no Douro procurou, durante muito tempo, barris que preservavam colheitas antigas de Vinho do Porto, em várias adegas da mais antiga região demarcada do mundo. Muitas destas pipas guardavam, meticulosamente, diferentes colheitas. Em 2017, começou a adquirir outros anos. À medida que chegavam à sua adega, as referidas barricas eram colocadas, na adega da propriedade, com o devido cuidado, para que o vinho continuasse a envelhecer sem quaisquer tropelias e, deste modo, fazer justiça ao tempo. A contínua busca por tão exclusivo produto made in Douro – chamemos-lhe assim – resulta, hoje, em uma colecção ímpar de Vinho do Porto com a idade mínima de cinco décadas. 

Desta panóplia convertida em património enológico, Cristiano van Zeller decidiu mostrar, ao país e ao mundo, a primeira página desta compilação da história do Douro. Chama-se Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969. É o primeiro de uma série exclusiva e limitada de Very Old Tawny Porto Colheitas e a estreia desta colecção que, à semelhança de uma história, é para ser degustado com tempo.

Segundo o comunicado, “o Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969 ganhou nuances de tom âmbar, com reflexos dourados. Opulento no nariz, revela notas de mel, manteiga de caramelo, pêssegos secos, ameixas, menta e eucalipto. Vinho doce, suculento e equilibrado, este vinho prolonga-se no palato.” Para a feitura deste vinho, Cristiano van Zeller contou com outros três master blenders: a filha e brand manager da Quinta Vale D. Maria, Francisca van Zeller, David Ferreira e Manuel Soares.

Ao todo são 600 litros, o que perfaz um total de 800 garrafas de Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969 (€600). O primeiro engarrafamento decorreu em Outubro deste ano, mas os restantes serão feitos mediante pedido e numeradas uma a uma. O formato da garrafa – inspirado nos sumptuosos frascos de perfume de luxo –, o rótulo e a caixa madeira – com acabamento em pau santo e interior revestido em veludo preto – tiveram, por sua vez, a mão da designer Rita Rivotti.

Brindemos!



+ Quinta Vale D. Maria
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .