Palms x Blitz = pizzas e vinhos naturais à beira da praia

Eis o nome da nova colecção para 2021. O conceito, proveniente da Hungria, é criado por David Liptay. Gregory Bernard, autor do Dr. Bernard, atribui-lhes o palco. A equipa de produção está a cargo de Ana Fernandes, Directora Criativa, e por Xavier Magescas, responsável pela garrafeira.

David Liptay, o pizzaiolo húngaro, co-criador do Blitz recentemente instalado no Palms Dr. Bernard, na Costa da Caparica


Poderia ser um desfile de moda, mas não é. A ideia é respeitar e aliar as técnicas de confecção antigas com a abordagem actual da feitura das pizzas. Eis a sugestão predominante da carta do Blitz Pizza instalado, desde o passado dia 29 de Abril, no Palms Dr. Bernard, espaço inaugurado, por sua vez, no Verão de 2020, por Gregory Bernard, no Apoio 6 da Praia do Norte, na Costa da Caparica, com esplanada, recomendada nos dias soalheiros. 

A farinha, matéria-prima para a massa das pizzas é da Farinhas Paulino Horta, em Alenquer, “porque uma boa pizza começa pela massa”, diz-nos David Liptay, o pizzaiolo húngaro, formado em Ciências Políticas que trocou pelas ondas e pela criação do Blitz, em conjunto com a mulher, Anna Bárath, em Budapeste, capital da Hungria, e cujo conceito trouxe para Portugal. Vive na Costa da Caparica desde 2019. “Conheço Portugal desde há 15 anos e tenho percorrido o país. Conheço bem a costa, porque faço surf.” Foi num desses dias que Gregory Bernard e Ana Fernandes, a Directora Criativa dos projectos Dr. Bernard e Palms Dr. Bernard, o conheceram, tendo sido igualmente a vista e o lugar que conquistaram o pizzaiolo húngaro, e que estão em primeiro lugar. “Em segundo lugar está o negócio, que flui sempre melhor com uma vista destas”, enfatiza David Liptay.


Os restantes ingredientes, nomeadamente os hortícolas e os legumes são de uma quinta localizada na Península de Setúbal, a poucos quilómetros da costa e o queijo Burrata, por exemplo, é comprada a uma empresa sediada em Odivelas. “Compramos o mais possível aqui, num raio de poucos quilómetros, para apoiar a economia local.” Reforçar o respeito pelo quilómetros zero e promover a sustentabilidade na cozinha são outros dois factores tidos em conta no Blitz Pizza do Palms Dr. Bernard. Em contrapartida, há enchidos que David Liptay ainda não conseguiu encontrar substitutos, por forma a tornar ainda mais consistente a prática do quilómetro zero.


Beringela assada, requeijão, tomate, Parmigioano Reggioano e pão de pizza, e couve-flor com tahine


As pizzas – oito à escolha – são cozinhadas, durante 90 segundo, a uma temperatura de 500° C, em forno abobadado, como antigamente. Quando está a arrefecer, aproveitam o calor para cozinhar os hortícolas, como a mui recomendada beringela servida assada e acompanhada com requeijão, tomate, Parmigioano Reggioano e pão de pizza, ou a couve-flor que é colocada inteira a assar e servida, depois, com tahine, pasta originária da cozinha do Médio Oriente feita a partir de sementes de gergelim. O queijo Brie com mel e avelãs torradas é, igualmente, submetido ao calor do forno, para ficar ligeiramente derretido.


Burrata com pickles é uma das entradas fritas do Blitz Pizza do Palms Dr. Bernard


Além das entradas quentes há as frias, como a Burrata, deliciosa, servida com pickles, a salada de ervilhas e a a Veggie Spaggie que é, por si só, uma boa opção para vegans.


Os vinhos Olho no Pé, do projecto duriense Folias de Baco, e Pop Cozs, da dupla António Marques da Cruz e Tiago Teles, da Região dos Vinhos de Lisboa, são dois dos exemplos de vinhos servidos neste espaço


Para harmonizar com comida descomplicada e desfrutada num lugar tão cool, Xavier Magescas – natural de Biarritz, cidade localizada na costa Sudoeste de França, e que já esteve em restaurantes de Paris e Lisboa, veio para a Costa da Caparica em 2018 – dá preferência aos vinhos naturais produzidos em Portugal. “Não faz sentido haver aqui vinhos de outros países, como os rosés da Provence, no Sul de França, por exemplo, e também não faz qualquer sentido pôr outros vinhos na carta que não estes que aqui estão”, justifica. As sugestões ultrapassam a dúzia, mas muito há para percorrer e descobrir Portugal afora no que aos vinhos naturais diz respeito. Sem os descurar os cocktails ou a sugestão de sumo natural do dia, entre as demais propostas da carta de bebidas.


As artes são, por sua vez, o complemento directo do Palms Dr. Bernard e, claro, do Blitz Pizza. “Vamos ter um agenda com música e ações artísticas. Queremos que este seja um espaço de criação artística”, avança Ana Fernandes indicando trabalhos de artistas instalados neste espaço cujo corner será palco de novidades durante o Verão. “É possível que haja haverá gelados, pastelaria… Vamos trazer chefs de Lisboa para estarem aqui por uma semana. Queremos ser abrangentes em relação à música e às artes, mas também à restauração”, continua a Directora Criativa.


Banana assada no forno e servida com bolo de gelado é a sugestão de sobremesa do Blitz


Enquanto o Verão não chega, e apesar de o tempo estar de feição, pela tarde, música não falta! E pizzas continuam a ser servidas, de quarta-feira e Domingo, do almoço ao jantar. Bom apetite!

+ Palms Dr. Bernard

© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.