Portugal vai ter um restaurante do Concurso Mundial de Bruxelas no final de 2024

Depois do Wine Bar instalado na localidade de Juárez, no México, eis que chega a vez de Rio Maior ter um espaço de restauração projectado com a chancela desta competição internacional ligada ao vinho.

“Primeiro, o vinho. Depois é que há a experiência gastronómica!” As palavras são de Baudouin Havaux, Presidente do Concurso Mundial de Bruxelas, referindo-se ao espaço de restauração físico, que terá o selo “by Concours Mondial de Bruxelles” e a ter lugar na Marmeleira, freguesia do concelho de Rio Maior. Esta acção surge da amizade com Paulo Tomás, que viveu na Bélgica durante cinco décadas e será o co-proprietário deste negócio. Com as obras a começar já este ano, a abertura está prevista para finais de 2024.

O objectivo consiste em “valorizar os vinhos portugueses medalhados”, a juntar-se a muitos outros rótulos internacionais. “É uma janela para o mundo”, com a garantia de que, mensalmente, haverão vinhos de países diferentes, afirma Baudouin Havaux, a juntar à comida, com pratos regionais do país em destaque, além de sabores vários de outras cozinhas do mundo. Portanto, apenas a essência terá a ver com o Wine Bar criado por esta competição internacional em 2020, na localidade de Juárez, no México, onde as referências vínicas são protagonistas, mas o acompanhamento é feito por tapas.

Enquanto aguardam a sua conclusão, Paulo Tomás referencia a Tasquinha do Lagar. Situado na Marmeleira, Rio Maior, este espaço é o eleito para afinar as receitas a servir futuramente no referido restaurante. “Servimos petiscos e já há vinho do Concurso Mundial de Bruxelas”, garante, mas “não são muitas referências, porque a casa é pequena”.

“Também temos uma horta biológica e fazemos permacultura. A qualidade da terra é fantástica e trouxemos sementes, para ver como se adaptam.” Este trabalho é articulado com especialistas naquela modalidade de desenvolvimento agrícola. O mesmo incentivo é direccionado para os produtores de carne locais, no sentido de fomentar a aposta na qualidade do produto, somando-se o peixe e o marisco da nossa costa.

Portanto, até à abertura do restaurante, há tempo, para conhecer e degustar referências vínicas distinguidas no decorrer do Concurso Mundial de Bruxelas, que, este ano, vai contar com a sua 28.ª edição.

Brindemos!


+ Concurso Mundial de Bruxelas
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .