A leitura é uma das formas mais ricas de viajar sem sair do lugar. Transporta-nos para diferentes culturas, tradições e paisagens.
Ao folhear cada página, somos apresentados a novos personagens, cenários, sabores e aromas, que enriquecem a nossa existência, ou não fosse a leitura uma ferramenta valiosa para expandir a nossa mente e a compreensão do mundo.
As viagens literárias, quer sejam passadas em lugares remotos ou aqui ao lado, trazem sempre a combinação de conhecimento e prazer. Uma boa história entretém, ensina e é o ponto de partida para a descoberta.
Uma porta aberta para novos mundos

As viagens do jovem Rodrigo Rato
Rodrigo Rato, com apenas 14 anos, escreveu um diário durante uma viagem de carro, acompanhado pelos pais, entre Espanha e França, no verão de 2023. Com base nesses escritos, nasceu o primeiro livro 37 dias por trilhos mediterrânicos e alpinos.
Das cidades do Mediterrâneo às aldeias dos Alpes passando pelas pequenas vilas da Provence há muito para descobrir. Sem guias nem roteiros pré-definidos.
No ano seguinte, em 2024, os mesmos personagens rumaram à Córsega, a ilha onde já tinham vivido três semanas, em 2018, e que prometeram regressar um dia. E assim foi, voltaram à ilha da beleza, como lhe chamam os franceses, e o resultado ficou registado em mare è monti na Córsega. Um livro recheado de histórias, experiências, cumes alcançados e muitas aventuras que os três viveram ao longo de seis semanas.
Será que a praia Capu di Feno continua tão especial, tão marcante, tão única como da primeira vez? E como será a vista do Monte Cintu, o ponto mais alto da ilha, com 2706 metros de altitude e só acessível através de uma longa caminhada? E os corsos estarão mais simpáticos? E os queijos produzidos nas aldeias perdidas nas montanhas…
Autor Rodrigo Rato
Edição Mutante
124 / 244 páginas / português
+ informações
Comprar books@mutante.pt

A filosofia das aves
Em vinte e duas pequenas lições de sabedoria inspiradas na vida e no comportamento das aves, este livro, intitulado Pequena filosofia das aves ajuda-nos a abrir as nossas asas e a voar bem alto. Através da sabedoria do mundo natural descobrimos que o pisco-de-peito-ruivo é mais corajoso do que a águia,ou o que o garajau-do-ártico sabe sobre a alegria de viajar e se devemos seguir a razão ou o coração no amor, tal como nos mostram o pato e o pinguim.
Autores Philippe J. Dubois e Elise Rousseau
Edição Presença
112 páginas / português
Comprar Presença

Literatura de Virgílio Nogueiro Gomes
No decorrer dos últimos anos, o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes tem partilhado online muitas crónicas à volta dos prazeres da mesa. Em Histórias e curiosidades à mesa, o autor apresenta uma seleção dessas crónicas e de textos inéditos. Com este livro percorreremos estórias e curiosidades gastronómicas.
No Novo dicionário da cozinha portuguesa, encontramos um vasto conjunto de termos culinários, produtos alimentícios e receitas. Ordenados alfabeticamente, são de fácil consulta, o que permite enriquecer e aprimorar os nossos conhecimentos gastronómicos.
Autor Virgílio Nogueiro Gomes
Edição Marcador / Presença
232 / 348 páginas / português
+ informações
Comprar Presença

Carta gastronómica e vinhos das Aldeias Históricas de Portugal
O livro Receitas que contam histórias – Carta gastronómica e vinhos das Aldeias Históricas de Portugal foi criado com base na profunda investigação em arqueologia alimentar conduzida pela investigadora e professora Olga Cavaleiro. Durante meses, dezenas de habitantes partilharam saberes, práticas e receitas que compõem a história das 12 aldeias — Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Tesouros a descobrir em cada lugar.
Faça como nós e vá à Beira Interior, onde há lugares com rostos e mãos a criar memórias para o futuro.
Autor Olga Cavaleiro
Edição Aldeias Históricas de Portugal / Leya
420 páginas / português
+ informações

Cozinhar carne de porco é uma arte
A Arte de cozinhar carne de porco é um livro pensado para o dia a dia e para as grandes celebrações, com dezenas de receitas, que vão desde as entradas, as conservas, os petiscos, os pratos de família e as sandes até às sobremesas. Nasceu da vontade do chef Vítor Sobral partilhar a paixão pela carne de porco, respeitar o receituário criado ao longo de séculos e, em simultâneo, dar asas à criatividade, sempre com a preocupação de criar soluções para quem cozinha em casa para a família e para os amigos.
Na primeira parte do livro, o jornalista Edgardo Pacheco debruça-se sobre o “estado do animal” e do que se está a perder no que à culinária diz respeito. Escreve-nos sobre as memórias à volta da matança do porco e das histórias partilhadas aquando esse momento social que reunia familiares e amigos vindos de longínquas paragens.
Para a feitura deste livro, quatro amigos – o chef Vítor Sobral, Edgardo Pacheco, Jorge Simão e Paulo Alves – percorreram o país de lés-a-lés. Dizem que se sentiram verdadeiros arqueólogos. Será possível recuperar o ritual da matança do porco e não perder o saber-fazer que lhe está associado?
Autores Vítor Sobral e Edgardo Pacheco com fotografia de Jorge Simão e design gráfico de R2 Comunicação (Paulo Alves)
Edição Casa das Letras / Leya
400 páginas / português
Comprar Leya

Vinhos ibéricos em livro
O livro dos Vinhos ibéricos – Um guia completo de Espanha e Portugal é uma viagem única por vinhedos da Península Ibérica. Nele, os autores, Sara Peñas e Luís Antunes, exploram o melhor dos vinhos de cada lado da fronteira, com histórias, curiosidades e conselhos práticos para verdadeiros entusiastas.
É incrível o trabalho que Sara Penãs tem feito para que portugueses e espanhóis saibam mais acerca do que se come e bebe nesta península que se chama Ibérica, plantada entre o Atlântico e o Mediterrâneo.
Autores Sara Peñas Lledó e Luís Antunes
Edição La Vida Ibérica
134 páginas / português
Comprar La Vida Ibérica

Histórias sobre o vinho
Izabela Kamińska é jornalista, especialista em vinhos, jurada em concursos de vinhos e educadora com diploma WSET. Ao longo dos anos, colecionou muitas viagens e conversas com produtores de vinho e com elas decidiu escrever Wild yeast – Stories about wine. Um livro que não é apenas sobre o vinho. São 17 histórias sobre civilização, descobertas humanas, política e guerra, arte, cultura e a nossa relação com a natureza.
Autor Izabela Kaminska
Edição Wild Yeast
244 páginas / inglês
Comprar
Boas leituras e boas viagens!


