A cozinha das Índias / Real Indiana Colors

A cultura indiana senta-se à mesa de um restaurante do Porto, um palco de aromas e paladares ancestrais, dominado por cores vibrantes, convertido no convite a uma viagem pela gastronomia oriental. Sejam bem-vindos ao Real Indiana Colors.

Os tons vermelho, rosa, azul e verde demarcam a paleta de cores do Real Indiana Colors, um restaurante que acomoda a cozinha indiana, aberto desde junho de 2013, também ela revestida de cor e paladares intensos, numa complexidade de aromas que sobressaltam a sala da entrada. A decoração, assinada pelo designer de interiores português Paulo Lobo (leia a entrevista aqui), é composta por peças de decoração fruto de um processo de reciclagem de génio. Assim, as cadeiras, as mesas e os candeeiros, levados de outros restaurantes da família Natavarlal Laljee, os fundadores deste projeto cultural e gastronómico denominado de Real Indiana, foram reaproveitados, vestindo tecidos com as cores contagiantes da Índia, num ambiente informal e descontraído, e carregado de simpatia.

Garlic naam, o pão com alho e coentros cozinhado no tandoor

Sobre as iguarias da gastronomia indiana, elaborada por cozinheiros do outro lado do mundo, é-nos garantido de que as especiarias são trazidas de lá para que os comensais desfrutem de uma verdadeira experiência à mesa. Por isso, cada repasto é iniciado com o Garlic naam, o pão fofo com alho e coentros cozinhado no tradicional forno indiano de paredes de barro, o tandoor. Em simultâneo, e para abrir o apetite, deleitamo-nos com a Chicken samosa, a típica chamuça da Índia recheada com carne de galinha picada, acompanhada de muitos dedos de conversa.

Os aromas e os paladares da Índia estão à mesa, com Chicken noorani, Prawn korma, Karahi lamb e Tandoori mixed grill

A prova prossegue com a Prawn korma, prato de camarão sem casca cozinhado com natas e coco, o que lhe confere um sabor suave e curioso, apropriado para quem aprecia um repasto privado de picante. Porém, a escolha poderia ter recaído na Chicken noorani, feita com cubos de galinha num molho suave de iogurte, morangos e caju, no Karahi lamb, um borrego cozinhado com cebolas, tomate e pimentos servido no karahi, utensílio típico da Índia, ou no Tandoori mixed grill, um misto de carnes marinadas em temperos suaves e grelhados no tandoor.

Aos amantes da cozinha indiana, este é, com certeza, um espaço a (re)descobrir, no n.º 127 da rua Conde de Vizela, no Porto. Bom apetite! •

+ Real Indiana – Restaurante Colors
© Fotografia: João Pedro Rato com Canon PowerShot G16

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.