A Páscoa do chef Pedro Santos Almeida no restaurante Viva Lisboa

A composição é feita por seis pratos inspirados nas reminiscências de um chef, que apresenta uma mesa de sabores harmoniosos e reinterpretados da cozinha portuguesa no menu dedicado à quadra pascal.

Leitão crocante com batata trufada e assado de abóbora com amêndoas torradas

O meu folar de massa brioche caseiro, foie gras com salada de beterraba e maçã verde é o prato que diverte e conquista, sem hesitar, o palato no início do menu da Páscoa de Pedro Santos Almeida, o chef executivo do restaurante Viva Lisboa.

O leitão crocante com batata trufada e assado de abóbora com amêndoas torradas é o prato que se segue, porque o leitão assado da avó “esteve sempre presente na mesa da Páscoa” do chef, que fez questão de deixar a pele crocante nesta composição de sabores que seduziu à primeira garfada.

O bacalhau à Gomes de Sá com novas texturas e uma imagem que faz jus ao ditado “os olhos também comem”

Passemos ao peixe, com o bacalhau lascado em casa de “Gomes de Sá” e ovo a baixa temperatura, com um toque de anis. Um prato que testemunha, uma vez mais, as recordações de infância de Pedro Santos Almeida sobre o qual a apresentação e as texturas comprovam a marca de uma cozinha portuguesa de autor no Viva Lisboa.

O prato de borrego da carta marca presença no menu da Páscoa do Viva Lisboa

Para limpar o palato para o prato de carne, o chef sugere um sorbet de lima e manjericão que, prepara e muito bem, para a prova do lombo de borrego nacional com puré de batata-doce de Aljezur e tagine de legumes, “um dos meus pratos preferidos” da carta do restaurante cujo chef consultor é Miguel Laffan, o anfitrião da cozinha do L’And, em Montemor-o-Novo que viu, no passado mês de novembro de 2014, a conquista da estrela Michelin pelo segundo ano consecutivo.

O chef Pedro Santos Almeida apresenta o pudim abade de Priscos em boa companhia

Ao deleitoso e bem acompanhado pudim abade Priscos, com gelado de clementina e vinho do porto, cabe o remate do repasto num gesto de despedida oficial, digamos, do inverno, assim como da Quaresma.

Lembramos que o restaurante Viva Lisboa apresenta uma carta desenvolvida pelo chef Miguel Laffan, a qual é levada a bom porto pelo chef Pedro Santos Almeida, que conta com a cozinha do L’And no currículo, bem como as dos hotéis Vila Galé Estoril e Miragem Cascais, do Waves by Chakal, no Algarve, e do hotel Hemingway Cascais, entre outras.

De volta ao menu da Páscoa do Viva Lisboa, que promete seduzir gourmets e gourmands entre 30 de março e 5 de abril, o valor é de 55 euros por pessoa (bebidas incluídas – água, vinho, cerveja e refrigerantes).

A propósito, quem ainda não esteve no n.º 77 da rua D. Estefânia, em Lisboa? •

+ Restaurante Viva Lisboa
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da imagem de entrada: O folar em massa brioche e o foie gras dá início ao menu da Páscoa

Para partilhar com os amigos