Sai mais uma “estrela Michelin” das pizzas para Lisboa!

Cumprir os critérios de confeção da tradicional pizza de Nápoles é o requisito máximo inerente ao prémio Verace Pizza Napoletana que, este ano distinguiu o restaurante Forno d’Oro, em Lisboa.

O mestre pizzaioloso Tanka Sapkota, em representação da equipa do Forno d’Oro, recebeu a chamada “estrela Michelin” das pizzas, no passado dia 24 de setembro, pelas mãos do vice-presidente da Associazione Verace Pizza Napoletana, o chef Lello Surace, a confirmação de que o chef nepalês recria a pizza napolitana original, e na qual o embaixador de Itália em Portugal, Giuseppe Morabito, marcou presença.

Quanto às regras implementadas no restaurante, Tanka Spkote deixou bem claro, desde o início, que usa apenas fermentos de longa duração, para tornar as pizzas mais saudáveis e leves, confirmação partilhada pelos habitués do Forno d’Oro; a farinha das pizzas feita em Itália; e a máquina cuja particularidade consiste em não deixar aquecer a massa enquanto envolve a farinha, o fermento e a água. Após a fermentação lenta da massa, a qual dura 36 horas, são colocados os ingredientes de Itália e de Portugal com o selo de Denominação de Origem Protegida (DOC), sendo as pizzas doidas por 70 segundos a 480º num forno construído pelo que é considerado o maior especialista italiano nesta matéria, Stefano Ferrara. “Por tudo isto, as nossas pizzas são naturalmente leves, recheadas com ingredientes selecionados, fofas como manda a lei napolitana, saborosas e – muito importante – de fácil digestão.”

Relembramos que a Associazione Verace Pizza Napoletana foi fundada em 1984, em Itália, por Antonio Pace, o presidente, que determinou, em conjunto com os demais elementos da direção, o regulamento para a conquista do prémio Verace Pizza Napoletana, o qual engloba, entre outras regras, a descrição do produto e do método de produção  – os produtos usados na preparação, os ingredientes recomendados e as técnicas a utilizar, as características, a fermentação, a formação da base da piza ou disco di pasta, e os condimentos usados na composição, bem como a dosagem dos mesmos, a composição e a cozedura, a aparência e o sabor –, bem como o equipamento.

De portas abertas desde janeiro deste ano, o Forno d’Oro está nas mãos do chef nepalês Tanka Sapkota, que frequentou as melhores escolas de alta gastronomia italiana e colaborou com os mais conceituados chefs de Nápoles e Roma, como os mestres pizzaioloso Enzo Coccia e Franco Pepe.

A respeito da “estrela Michelin” das pizzas, este é o terceiro ano consecutivo que Portugal conquista o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, o qual já passou pela Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos, e pela Mercantina, no bairro de Alvalade, em Lisboa.

Agora é reservar através do 21 387 99 44 e ir ao n.º 16B da rua Artilharia 1, em Lisboa (aberto das 12 às 15 horas / das 19 às 23 horas), para comer pizza – com ingredientes portugueses ou italianos – harmonizada com uma das muitas cervejas artesanais, como dita a tradição em Itália, ou um dos “nossos vinhos”, nas palavras de Tanka Sapkota – ou, se preferir, uma boa carne –, terminando com uma sobremesa d’Itália – tartufo di cioccolato, panna cotta al frutta di borco, tiramisú ou sorbetto al limone. Mas há mais. Bom apetite! •

+ Forno d’Oro
+ Associazione Verace Pizza Napoletana
© Fotografia: João Pedro Rato (exceto a segunda foto)

Partilhe com os amigos