Para quem tarde se deita e tarde acorda aos domingos eis mais um spot lisboeta a ir com os amigos ou em família. Preparados?
As ostras são o ex-líbris da Brasserie Flo
Falamos da Brasserie Flo, do Hotel Tivoli Lisboa, na avenida da Liberdade outrora muito conhecido por restaurante Beatriz Costa, tributo prestado à célebre atriz portuguesa de outrora e hóspede do quarto número 600 da referida unidade hoteleira entre 2000 e 2008.
Demarcada por uma decoração clássica e recuperando o espírito das brasseries francesas, a Brasserie Flo é palco do cruzamento guloso entre as cozinhas francesa e portuguesa, característica que sobressai no brunch cujas boas vindas é dada pelo kir, uma bebida servida como aperitivo e composta por licor de cassis e vinho branco – o original contém vinho branco de Borgonha feito a partir da casta Aligoté, o qual foi, depois substituído pelo Chardonnay – ou o kir royal, em que o branco é substituído pelo champanhe.
Espargos com presunto, espinafres com queijo roquefort, salmão e crème brûlée de foie gras acompanhado com sumo de laranja natural
Para quem gosta de iniciar o brunch com a parte do pequeno-almoço há a croissants de massa folhada, pães diferentes e o pão de chocolate, para os apreciadores das viennoiseries, assim como as panquecas, os queijos e os grissinis, e a habitual manteiga da Brasserie Flo, que já está à mesa. Os apreciadores de ovos mexidos, de omeleta ou de ovo Benedict, ou de crepes, só têm de se dirigir à bancada disposta para o efeito, pois tudo é feito no momento. Aos que preferem um brunch mais saudável a opção recai nos sumos naturais, que vale a pena experimentar – ananás e hortelã; cenoura, manga e maçã; e de laranja – e nos iogurtes naturais com fruta fresca.
Continuemos, desta vez com os pratos frios, começando pelas saladas – a bulgur com abóbora assada, juliana de rosbife e rúcula, a tradicional Caeser, a de espinafres com queijo roquefort e caju – a quiche de salmão e espinafres, o crème brûlée de foie gras – a não confundir com o deleitoso crème brûlée da brasserie, que está disposto junto às outras sobremesas –, o chausson de queijo e fiambre, os espinafres com queijo roquefort e caju, o salmão fumado, os espargos com presunto, entre outras iguarias que culminam com as ostras, muito apreciadas pelos comensais deste restaurante.
O folhado de peito de pato com espargos e legumes grelhados
Dos quentes, os ravioli de nero recheados com vieira, camarão salteado e molho de vinho branco conquistaram os presentes à mesa, bem como o folhado de peito de pato servido às fatias e os legumes grelhados, o prato vegetariano que fazia parte da composição disposta no centro da sala.
E há um espaço a pensar nos mais novos, com uma mesa redonda, que incita o convívio entre os pares. A ementa é preparada ao gosto da pequenada, com as pizas e as argolas de lulas, panados de frango e face acompanhado com ovo cozido, e os doces que podem ser declinados a favor da fruta, para rematar o repasto.
Porém, e uma vez que a afluência de gourmets e gourmands é notória, a avaliar pelo espaço que se apresentava cheio, a ementa revela-se variada e apresentada com primor.
Terminemos, uma vez mais, com os queijos, para os aficionados em tão prezada iguaria e/ou com as sobremesas dominada pela pastelaria francesa, com os macarons, o tradicional crème brûlée, a cestinha de frutos do bosque, os mini eclairs, o crumble de maçã, a mousse de dois chocolates, entre outras doces iguarias a que tão poucos resistem, além da fruta, claro!
O brunch abre as portas da Brasserie Flo aos domingos, das 12 às 16 horas, e o valor é de € 35 por adulto e € 17,5 por criança dos 6 aos 12 anos (não pagam até aos 6), mas a reserva convém que seja feita com a devida antecedência através do 213 198 977 ou de reservas@brasserieflolisboa.com .
Bom apetite! •
+ Tivoli Lisboa
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: