Eis o mote da 12.ª edição do Congresso dos Cozinheiros apresentado sobre o tema “Risco”, o qual reúne 35 chefes e empresários e promete agitar mentalidades. Um evento veterano e imperativo para muitos integrado numa estreia, uma semana dedicada à gastronomia chamada Lisbon Food Week, com um roteiro de restaurantes e tascas, jantares especiais e conversas para partilhar.
Comecemos pela Lisbon Food Week que, nesta 1.ª edição sugere, de 23 a 30 de setembro, um itinerário de restaurantes e tascas da capital portuguesa. Para abrir o apetite, toma nota da lista: Bistro 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic; Alma Alma, do chef Henrique Sá Pessoa (leia a entrevista aqui); Boi-Cavalo, do chef Hugo Brito; Cave 23, do Torel Palace, com a chef Ana Moura; Feitoria (1 estrela Michelin), com o chef João Rodrigues (leia a entrevista aqui) à frente da cozinha do restaurante do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa; Taberna da Rua das Flores, de André Magalhães; Tágide, com o chef Nuno Diniz; Loco (leia a reportagem aqui), o projeto do chef Alexandre Silva; e Trio, o recém-aberto restaurante do chef Manel Lino. E há 50 tascas, onde a comida tradicional portuguesa vale o prémio de Palito d’Ouro e cuja lista encontra aqui .
No alinhamento do programa estão agendados três jantares. O primeiro reúne, no Espaço Espelho d’Água, os chefs Francisco Magalhães, do projeto Cento e Quatro° (leia artigo aqui), Vítor Areias, chef do Estória (leia a reportagem aqui), Leopoldo Garcia Calhau, do Café Garret, o restaurante do Teatro D. Maria II, Hugo Brito e Rui Manuel, da casa, os quais irão elaborar “Uma cozinha lisboeta imaginada” a pôr a prova na noite de 23 de setembro. O dia 26 está, por sua vez, reservado no Trio, onde o anfitrião, Manel Lino, prepara um repasto com os chefs Andreia e Telmo Moutinho. O último acontece a 29, na Queijaria Cheese Shop, com André Magalhães e Ivan Aguilar Fernandes, do Clube de Jornalistas, a “fazer o gosto ao dedo” num Jantar do Queijo.
E porque “as conversas são como as cerejas”, a Lisbon Food Week preparou também três encontros. Assim, a 26 de setembro, às 16.30 horas, o pão é tema em destaque na Biblioteca Gastronómica da ACPP – Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, no n.º 71 da rua de Sant’Ana à Lapa, em Lisboa, e tem como oradores a engenheira Ana Paula Moreira e o chef Mário Blanco Peres. No mesmo dia, às 17 horas, o Valverde Hotel, na avenida da Liberdade, acolhe uma conversa promovida pela Mutante — tu, mutante, com o chef João Rodrigues e os designers Suzana Parreira e Ricardo Galésio, desprovida de formalidades, sobre a apreciação dos prazeres à mesa, desde a criatividade nos bastidores alta cozinha, exaltada pelo processo de design, ao momento do café cujo saber-fazer contém segredos a desvendar. Três dias depois, a 29, o Loco, no n.º 53B da rua dos Navegantes é, das 15 às 16.30 horas, palco de uma conferência com Alexandre Silva, Cláudio Cardoso e Luís Antunes. Mas há mais informação para ler aqui , até porque convém garantir o lugar o quanto antes.
Ilustração e intervenção de arte urbana da autoria de Tamara Alves
Numa semana repleta de acontecimentos há mais um a reter, o Congresso de Cozinheiros (CNC) que, desde 2005, põe à prova conhecimentos e promove a partilha de experiências entre chefs e amantes da gastronomia. E porque, hoje, são muitos os cozinheiros que querem ir mais longe, que querem fazer frente aos desafios, que querem arriscar, o mote da XII edição do CNC é “Risco”. Por isso, a Edições do Gosto, que organiza a estreia do Lisbon Food Week e o CNC, irá saltar, nos dias 27 e 28 de setembro, da zona oriental para o lado oposto de Lisboa, ou seja, para a Fábrica L, na Lx Factory.
Em cartaz estão 35 convidados de dentro de portas: O chef João Rodrigues; o chef Henrique Sá Pessoa; o chef Alexandre Silva, o chef pasteleiro Carlos Fernandes e o escanção Sérgio Antunes, do Loco, em Lisboa; Tiago Santos, chef do Areias do Seixo, em Torres Vedras; Tiago Feio, chef do Leopold, em Lisboa; os chocolatiers Francisco Siopa (Siopa Chocolatier), António Melgão (Capri), e Patrick Mignon, e Filipe Almeida Santos (revista Nata), a representar a pastelaria; Ana Moura; Manel Lino; Nuno Diniz; Hugo Brito; Rui Martins, chef responsável pelas cozinhas do Rib Beef & Wine (leia o artigo aqui), no Porto, e do Pestana CR7, em Lisboa; Vítor Hugo, Marco António, Pedro Martin, da Blind Tiger Society & Supperclub, no Bairro Alto, em Lisboa; Tiago Pereira, com Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria; André Magalhães; Ljubomir Stanisic; Vítor Adão, chef do Six Senses Douro Valley, em Lamego; Vasco Coelho Santos, do projeto Euskalduna; Pedro Pena Bastos, do Esporão, em Reguengos de Monsaraz; Rodrigo Castelo, chef da Taberna ó Balcão, em Santarém; João Correia, chef do Dois Petiscos, em Santarém; Paulo Morais, chef do Rabo D’Pexe, em Lisboa; Miguel Peres, do Pigmeu, em Lisboa; António Loureiro, chef de A Cozinha, em Guimarães; o chef Júlio Pereira, do restaurante do Design Centre Nini Andrade Silva, no Funchal, ilha da Madeira; e Pedro Braga, chef do Tenra, uma steakchouse no Porto.
Na listagem de chefs internacionais constam Nuno Mendes (leia artigo aqui ), dono da Taberna do Mercado e Chiltern Firehouse, Fernão Namura, do The Lighterman, Leandro Carreira, do Climpson’s Arch, e Cláudio Cardoso, do Sushisamba, todos em Londres.
De acordo com o programa de dois dias do CNC há demonstrações de cozinha, debates, exposição de produtos e restaurantes pop-up, com um horário alargado até às 23 horas. As entradas podem ser adquiridas no site e o valor é de 60 euros por pessoa e pelos dois dias.
A anotar na agenda e… ir! •
+ Congresso dos Cozinheiros
© Vídeo: Edições do Gosto
Partilhe com os amigos: