O T.G.V. tem um novo destino: Douro

A montante da mais antiga região demarcada do Mundo irá chegar o evento versado no mui frutuoso terroir do Norte do país, com o propósito de acelerar a hegemonização de uma tríade de abordagens que urge associar.

T.G.V. é, nem mais, nem menos, a trilogia composta por Turismo, Gastronomia e Vinho e, ao mesmo tempo, uma analogia simbólica ao meio de transporte de referência no Douro, o comboio. Eis a explicação para o Douro TGV que, entre 10 e 12 de Maio, terá o Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia, em Vila Real, como palco de encontros, debates e partilha de informação entre as gentes da terra, alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e conhecedores das três vertentes que compõem esta primeira edição.

Para acicatar o palato, o evento começará com a Gastronomia, no dia 10, sob o mote Douro Gourmet cujo programa se irá dividir em Douro Internacional, Douro Integral, Douro Global e Douro Mundial, e a apresentação será feita por Duarte Calvão – consultor gastronómico da Associação de Turismo de Lisboa, director do Peixe em Lisboa, co-autor do blog Mesa Marcada – e Teresa Albuquerque, vice-presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus. Na lista constam, por exemplo, os chefs Miguel Castro e Silva – do Less, na Embaixada, no Príncipe Real, do deCastro Flores, e no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e do deCastro Gaia, no espaço Porto Cruz, em Vila Nova de Gaia – ou de Óscar Geadas, de O Geadas e G, este na Pousada de São Bartolomeu, ambos em Bragança –, assim como gastrónomos e especialistas em produtos endógenos, como o porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, as ervas ou as flores comestíveis.

Já na tarde do dia 11, será o Turismo a embarcar neste desafio, sob o mote Douro 3.0., com o intuito de explorar a vertente tecnológica ligada ao turismo e, ao mesmo tempo, de dar a conhecer projectos de investimento turístico que estão previstos para esta região.

O Vinho será, por sua vez, a última paragem neste roteiro de T.G.V. feita por um Douro há muito conhecedor do legado de Baco. Assim, a manhã será reservada a uma Viagem Enológica por regiões vitivinícolas distintas, moderada por Tim Hogg – cientista na área da enologia, reconhecido professor universitário e director do Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV), inserido no Regia-Douro Park. Após uma breve paragem, será retomado o itinerário, desta vez, rumo a O Vinho e o Digital, com três momentos, num dos quais irá estar presente João Pedro Rato, da Mutante Magazine, a par com Carlos Janeiro, autor do blog Comer, Beber e Lazer, e a dupla Cíntia e João Oliveira, do blog Flavors&Senses, assim como André Ribeirinho, do Adegga, ou João Miguel Simões, jornalista da Evasões, autor do AddressBook e instagramer e, num outro, haverá dois vinhos em palco – um dos quais é o DOC Douro Bebes.Comes/Collection, do blog Bebes.Comes, do casal Joana Marta e Pedro Moreira, e feito em parceria com a enóloga Rita Marques, da Conceito Wines e rótulo de João Noutel. Mais tarde, e já depois da Mostra de Vinhos e Sabores Douro T.G.V, que começa pelas 16.30, haverá tempo para a primeira edição do Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park, no qual serão eleitos os melhores brancos e tintos presentes na referida mostra.

O Douro T.G.V. está de portas abertas a todos e o acesso será gratuito sendo, porém, imperativa a inscrição, que terá de ser feita até hoje, dia 5 de Maio, através de eventos@regiadouro.com ou do 259 308 200. Para aceder ao programa, basta ir por aqui .

Quem vai embarcar nesta viagem? •

Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: