Luís Gaspar e o primeiro lugar da etapa regional de Lisboa do CCA 2017

A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa acolheu, uma vez mais, a etapa regional de Lisboa da 28.ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, a qual foi conquistada pelo jovem chef leiriense da steack house Sala de Corte, na cidade das sete colinas.

Os participantes da etapa de Lisboa: Nuno Fernandes, Duarte Madeira, Nicu Iastremschii, Luís Gaspar e André Lança Cordeiro

“O Chefe Cozinheiro do Ano é o sonho!” Estas foram as primeiras palavras que Luís Gaspar, de 26 anos, proferiu quando o interpelamos após o término da etapa regional de Lisboa do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), sendo esta a primeira vez em que está a participar.

“É o caminho para o sonho que é ganhar a etapa nacional”, pois “quero ganhar!” O entusiasmo era enorme e as palavras não cessavam: “Assim que abriram as inscrições com o regulamento, comecei a pensar no que iria fazer.” Sopa da pedra, Caldeirada de bacalhau seco, Vitela, mão de vaca e grão, e Brisa do Liz, amêndoa e limão – este último inspirado na sobremesa da sua terra natal, Leiria – foram os pratos escolhidos pelo jovem chef da Sala de Corte, em Lisboa, pois são inspirados no seu gosto pessoal. Depois houve tempo para treinar a técnica, os timmings e o tempo de cozedura de cada um “no contexto real”, para que tudo corresse de feição. E aconteceu. Venceu a primeira etapa regional de Lisboa, a quem se seguiu Nicu Iastremschii, do Loco (1 estrela Michelin), do chef Alexandre Silva, que também se estreou no CCA, no segundo lugar; e Nuno Fernandes, de O Talho, do chef Kiko Martins, ambos em Lisboa. Na lista de participantes constaram ainda André Lança Cordeiro, chef no Ânfora, do Hotel Nau Palácio do Governador, e Duarte Madeira, do Bastardo, todos na capital portuguesa.

Para o chef Orlando Esteves, um dos fundadores do CCA e elemento do júri, a par com o chef Nuno Dinis e João Rodrigues, chef no Feitoria (1 estrela Michelin), no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, “os concorrentes estavam bastante equilibrados” e nota que “tem havido uma grande evolução”. Afinal, “nós temos chefs de cozinha que foram chefes cozinheiros do ano e, hoje, ‘têm’ estrelas Michelin” e tudo tem a ver com o facto de haver “um maior reconhecimento dos chefs por parte da indústria hoteleira, o que está a levar os chefs para um patamar que nunca antes tinham alcançado”.

Por sua vez, a etapa Sul/Ilhas aconteceu no passado dia 20 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, onde Leandro Araújo, do Restaurante São Gabriel (1 estrela Michelin), do chef Leonel Pereira, em Almancil, saiu como vencedor, No segundo e terceiro ficou Luís Madeira, do restaurante Fonte da Pedra, em São Brás de Alportel, e Tony Martins, do Douro Palace Hotel Resort & Spa, em Baião conquistou, em terras algarvias, o terceiro lugar. Joaquim Crato, do Chico’s, em Palmela, Filipe Ramalho, do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, e Pedro Pinto, do Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, também participaram. Na avaliação da prova estiveram os chefs Alexandre Silva e Henrique Sá Pessoa, do Alma (1 estrela Michelin), ambos em Lisboa.

A etapa regional Norte/Centro terá, por sua vez, lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e irá contar com Diogo Novais Pereira, do restaurante Oficina, no Porto, Elísio Bernardes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Duarte Eira, do Salpoente, em Aveiro, Flávio Silva, do Villa Pampilhosa Hotel, em Pampilhosa da Serra, Miguel Silva, do Palace Hotel do Bussaco, no Luso, e Ricardo Raimundo, da Escola de Hotelaria de Fátima.

Relembramos que o objectivo do CCA, no qual participam chefs/cozinheiros com mais de cinco anos de experiência profissional comprovada ou mais de 25 anos, é fomentar uma comunidade e impulsionar a ligação e a relação entre os chefs participates e, em simultâneo, dar-lhes formação e a oportunidade de mostrar quanto valem na cozinha, dando primazia ao receituário português. Este ano, o concurso conta com 17 participantes que, durante a prova, contam com o apoio de um ajudante. •

+ CCA
© Fotografia: Cátia Barbosa
Legenda da foto de entrada: Luís Gaspar, chef da Sala de Corte e vencedor da etapa de Lisboa do CCA 2017

Partilhe com os amigos: