Exclusivo e requintado é este restaurante, em Lisboa, onde os cinco sentidos são despertados desde o primeiro momento. À mesa, servem-se os pratos com a assinatura do reconhecido chef Vítor Sobral, inscritos numa carta ditada pelas influências das cozinhas do mundo.
Number 1, Instant Crush e Magnetic Land são alguns dos cocktails da carta deste mês do OTRO Restaurante
OTRO. A fonética é equivalente à palavra em português, “outro” e está associada ao OTRO Grupo, fundado em 2017, por Hugo Banha, quando cria a OTRO Private Tailoring. Dois anos antes, já tinha aberto as portas da OTRO Perfume Concept, onde estão reunidas das mais prestigiadas marcas de perfume do mundo. Em 2018, chegou a vez da OTRO Architecture & Design, e 2020 foi marcado por outra experiência sensorial, mais ligada aos sabores, o OTRO Restaurante, no n.º 94 da Rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa.
Vieiras em panko (pão ralado utilizado na cozinha japonesa), com poejo e vieiras coradas com emulsão de manga e coco
A sofisticação antevê-se no bar do lobby, onde a carta de cocktails convida a beber um copo ao fim da tarde rima com o ritual da semana, depois e horas a fio no local de trabalho. Todos são baptizados com os nomes dos perfumes, que se encontram à venda na OTRO Perfume Concept, os quais vão mudando mensalmente.
Salada prontamente adaptada para quem opta por pratos vegetarianos
Eis o ponto de partida para uma experiência proporcionada pela equipa de cozinha de Vítor Sobral, o chef escolhido por Hugo Banha, para este projecto. A eleição tem a ver com o facto de ser “conhecido lá fora e, para nós, é o melhor” e a carta está compartimenta de acordo com descrições que podem ser utilizadas para descrever um perfume. Assim, a “Primeira Impressão” está associada às entradas frias, enquanto as “Notas Quentes” ficam reservadas às entradas quentes. A secção dos pratos principais está dividida entre “Essências da Terra” e “Essências do Mar”, enquanto as sobremesas está ligada às “Notas Adocicadas”. Projectado, inicialmente, para a noite da movida lisboeta, passou estar aberto ao almoço, desde a sua reabertura em Abril deste anos, com a opção do Menu Executivo (€30), que inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebida (água, cerveja ou copo de vinho) e café.
Sentemo-nos e contemplemos a sala do restaurante. O veludo verde contrasta com o bege suave da pele das poltronas, comunga com o mármore preto das mesas e é aprimorado pela presença dos espelhos, dos pormenores dourados, da luz. A música é outro factor preponderante, já que é selecionada por um DJ diferente a cada mês, para rimar com o ambiente que se quer na sala.
Bochechas de porco alentejano com creme de shiitake, com creme de laranja e legumes assados
Agora, embarque numa viagem pelo mundo da cozinha e pelas influências gastronómicas. A começar pela salada de caranguejo do Alasca ou no ceviche de polvo, no tártaro de novilho ou no carpaccio de novilho, acrescidos do atum fresco e escabeche e dos tradicionais pastéis de bacalhau, nas entradas, sem esquecer o presunto Bísaro, raça autóctone portuguesa. Acresce o creme de shiitake que acompanha as bochechas de porco, com beringela e vinagrete de legumes assados, nas “Essência da Terra”, secção apetrechada por outras carnes, como o bife do lombo, a vazia maturada 45 dias e a carne Wagyu. A paelha de couve-flor assada é recomendação deixada aos vegetarianos, acrescida da possibilidade de criar, ao momento, sugestões associadas a esta mais recente tendência.
Bacalhau confitado com puré de trufa e foie gras
Nas “Essência do Mar”, o “fiel amigo” protagoniza três pratos: bacalhau fresco em panko, bacalhau fresco confitado e e bacalhau de forno. Há, ainda, os mariscos, com o camarão tigre grelhado, o caril de camarão e o arroz de carabineiros, além do lombo de atum e do polvo confitado, que convidam, uma vez mais, a viajar, através dos sabores provenientes de outras paragens.
Morangos frescos, com creme de ovos e sorvete de morangos
À sobremesa, as “Notas Adocicadas”, sempre com um toque, ora salgado, ora amargo, ora umami, estão concentradas na mousse de chocolate, no pudim de chá verde, na sopa de morangos frescos, no bolo de queijo e no queijo amanteigado do Pico. O colorido desta secção da carta estende-se ao pratão de fruta.
Creme queimado, com fava tonka e champanhe
O OTRO Menu, rendido à sofisticação, apresenta propostas mais requintadas, concentradas no caviar, nos carabineiros, no camarão tigre, no foie gras, noceviche rico, na trufa, na dupla de lavagante e carabineiros, no Tomahawk maturado ou no prato “Mar e Terra”. Termina com os “Adocicados Deleites” à base de chocolate de São Tomé.
Que comece a refeição. Bom apetite!