Lourinhã, onde a aguardente vínica é homenageada no prato e no copo

Começou ontem, e decorre até 24 de novembro, a XI quinzena gastronómica dedicada ao ex-líbris desta vila da Região Oeste. O evento conta com a criatividade de 22 espaços de restauração. O dia aberto da adega cooperativa local e a apresentação de uma nova cerveja artesanal são, entre outros, momentos a incluir na agenda.


O chef António Alexandre e a chef pasteleira italiana, Adriana, na preparação da sobremesa “Xis-Oeste, um rol de aromas e texturas”


Sabia que a Lourinhã é, desde 7 de Março de 1992 – há 30 anos – a única região demarcada em Portugal e uma das três da Europa, ao lado de Cognac e Armagnac, em França, dedicada à produção exclusiva de aguardente vínica com denominação de origem?

Esta é a razão pela qual a aguardente vínica DOC Lourinhã protagonizou a abertura da XI Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, momento assinalado a 9 de Novembro, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Este espaço foi palco da apresentação da sobremesa “Xis-Oeste, um rol de aromas e texturas”, que o chef António Alexandre (Imppacto, Ideias e Eventos) preparou a convite da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, no âmbito do livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa” – o qual estará disponível brevemente para venda. Presentes estiveram João Serra, Vereador do município, Francisco Toscano Rico, presidente da CVR de Lisboa, Nádia Santos, responsável pelo enoturismo da Adega Cooperativa da Lourinhã, Pedro Ribeiro Corrêa e Ulisses Cortês, em representação da Quinta do Rol, bem como dois membros da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, que tem como objectivo promover e divulgar a aguardente vínica da Lourinhã.


Bife com molho de aguardente DOC Lourinhã é uma das sugestões do do restaurante O Passarinho / © Câmara Municipal da Lourinhã


De acordo com o programa da XI Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, este ano, sobe para 22 o número de estabelecimentos, que, no prato e no copo, mostram quão versátil é a criatividade e, claro, a aguardente vínica DOC Lourinhã. Ao avaliar as cerca de seis dezenas de sugestões, é de destacar alguns dos ingredientes que entram neste alinhamento, como o mexilhão e o marisco, já que conferem a “harmonização” nas entradas, assim como o linguini al nero ou o emblemático bife Wellington, muito comum na Região Oeste, por razões óbvias, ou não tivesse sido este um território de grande importância no capítulo das Invasões Francesas, dentro da História de Portugal, e, desta feita, no prato principal. Tiramisu e ganache de chocolate são igualmente sugestões a considerar, no final da refeição. Some-se os cinco cocktails, acção estreada na edição de 2021 da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, para brindar com os amigos.

Entretanto, no dia 12 de Novembro (sábado), conheça a 8.ª Barrica, a nova cerveja artesanal, que envelheceu, por nove meses, em barricas de aguardente vínica da Adega Cooperativa da Lourinhã. Este produto resulta da parceria entre a lisboeta 8.ª Colina e a adega cooperativa. A sua apresentação oficial está agendada para as 18h00, no restaurante Novo Parque, situado no Parque da Fonte Lima, na Lourinhã. 

Na mesma data, é assinalado o dia aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã, onde Nádia Santos é, uma vez mais, a anfitriã desta entidade fundada em 1957. No mesmo dia, há prova de produtos feitos com aguardente DOC Lourinhã, a provar, sem culpas, no posto de turismo da vila, até porque, no dia 13, pode participar na 3.ª edição do Trilho Aguardente DOC Lourinhã.

Já no dia 28 de Novembro realiza-se o sorteio de atribuição de quatro prémios. Para participar, todos os que consumirem, no mínimo, uma das sugestões dos espaços de restauração aderentes da XI Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, durante este evento, recebem, pelo menos, uma senha. Cada senha tem de ser depositada, até às 12h00, do dia 28 de Novembro, numa tômbola instalada no interior da Biblioteca Municipal da Lourinhã.

Já agora, complemente este programa com a prova de aguardentes DOC Lourinhã, da Adega Cooperativa da Lourinhã e da Quinta do Rol, na Loja dos Vinhos de Lisboa, instalada no Mercado da Ribeira. A não perder!

É ir!


+ Câmara Municipal da Lourinhã
+ Adega Cooperativa da Lourinhã
+ Quinta do Rol
© Foto de entrada: João Pedro Rato

Seja responsável. Beba com moderação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .