Faça-se a festa da trufa no Come Prima! 

A trufa branca de Alba está de volta ao restaurante mais icónico do chef Tanka Sapkota, em Lisboa. A experiência começa hoje e termina a 30 de Novembro.

“É uma festa!” A afirmação é de Tanka Sapkota. O chef de origem nepalesa, desenha, desde 2007, um menu especial protagonizado por uma das preciosidades mais aguardadas de cada ano, a trufa branca de Alba, no restaurante italiano Come Prima, em Lisboa. “Gastamos, mais ou menos, um quilo de trufa por dia”, sublinha, enquanto passa suavemente com a trufa, proveniente da referida região demarcada de Itália, no ralador.

No “Menu especial trufa branca de Alba”, há ovos biológicos mexidos com manteiga, acompanhados por pão torrado e trufa branca de Alba, e ovos biológicos cozidos a baixa temperatura e trufa branca de Alba, prato a respeito do qual o chef Tanka Sapkota deixa a nota “o pedido deve ser feito uma hora antes pelo contacto da reserva”. No alinhamento desta ementa, consta o creme de queijo fontina, ricotta de cabra, batata e castanha, finalizado com ovo biológico cozido a baixa temperatura e trufa branca de Alba. 

Como restaurante italiano que se preza, Tanka Sapkota sugere ainda o ravioli recheado com queijo ricotta e fontina, com manteiga dos Açores, parmesão e trufa branca de Alba e a pasta fresca cabelo de anjo, com manteiga dos Açores e trufa branca de Alba. Nas carnes, propõe a escolha entre escalopes de lombinho de vitela com manteiga dos Açores, acompanhados com tajarin e trufa branca de Alba, e medalhões de lombo de vitela, com creme de castanha e batata-doce, finalizados com trufa branca de Alba. Para terminar, prepara um zabaione (gemas, açúcar e vinho Marsala batidos) com creme de castanhas, ricotta de cabra e trufa branca de Alba.

Esta é a 18.ª edição da trufa branca no restaurante Come Prima, que o chef Tanka Sapkota fundou há 25 anos e tem morada fixa no n.º 258 da Rua do Olival, em Lisboa. Já este menu especial está pronto a saborear de 20 a 30 de Novembro, apenas ao jantar e mediante reserva através do 213 902 457, com a promessa de voltar em Maio, para mais uma edição gastronómica com a trufa portuguesa, “porque as nossas são mesmo boas!”

Bom apetite!


Come Prima
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui