Os sabores do Algarve, do Alentejo e da Madeira marcaram a noite do dia 9 de junho no Morgadinho, no Suites Alba Resort & Spa. A sul. Para um jantar de apoio aos jovens da escola de gastronomia Chaîne des Rôtisseurs, em Évora.
O chef Louis Anjos abriu as portas do Morgadinho, o restaurante do Suites Alba Resort & Spa, em Lagoa, com uma vista infinita sobre o imenso Atlântico, para um repasto de beneficência a seis mãos, o qual contou com a presença dos chefs Bouazza Bouhlani, do Convento do Espinheiro, em Évora, e Octávio Freitas, dos Hotéis Four Views, na Madeira. Objetivo: “Cozinhar por um futuro melhor” dos jovens carenciados que frequentam a Chaîne des Rôtisseurs, a escola de gastronomia de Évora.
Mas vamos à carta desenhada para a noite que uniu sabores marcantes de cada região pelas mãos de cada um dos chefs. O primeiro prato, assinado pelo anfitrião, foi protagonizado por lingueirão, coentros e limão. Sabores do mar equilibrados pelo citrino, que lhe conferiu um inesquecível toque de frescura, casados com Casa Amarela rosé 2013, da Quinta da Casa Amarela, em Lamego.
No roteiro da gastronomia algarvia, Louis Anjos apresentou o atum sob três deleitosas formas distintas: Barriga, sangacho (parte mais escura do peixe) e estupeta (tiras de atum desfiadas conservadas em salmoura), numa homenagem às conservas de Vila Real de Santo António. O acompanhamento coube à famosa salada montanheira feita com tomate, pimentos vermelhos e verdes, pepino, cebola, orégãos, azeite, vinagre, muito apreciada pelos locais e tão apetecível nos dias de verão. Do lado dos néctares de Baco, as castas do Douro marcaram, uma vez mais, com Casa Amarela Reserva branco 2013.
Da Madeira, Octávio Freitas trouxe o peixe, as papas de milho e o maracujá, isto é, a cavala semi-fumada, ao lado de legumes cozinhados em vinagre de sidra, creme de maracujá e as papas de milho, apresentadas dentro de um ouriço do mar. Um prato equilibrado, onde os sabores do mar e da terra estiveram bem presentes, ao lado de Vida Nova branco 2013, da Adega do Cantor, em Albufeira.
Em cena entra Norte & Sul, o vinho feito a partir de castas das regiões do Douro e do Algarve, unindo a Quinta da Casa Amarela e a Adega do Cantor. Apresentado na noite do jantar, este néctar de Baco surge ao lado prato de choco corado com puré de tinta de choco e tentáculos de choco, acompanhados por batata doce, griséus – nome atribuído pelos algarvios às ervilhas – e alho. Uma conjugação perfeita de sabores do mar e da terra, criado pelas mãos do chef Louis Anjos, que relembra que o molusco abunda nesta altura.
Segue-se o lombinho de porco ibérico recheado com amêijoas, leitão, migas de espargos, molho de vinho do Porto e coentros, numa alusão mui sugestiva ao célebre prato de Bulhão Pato, elaborado por Bouazza Bouhlani, o chef marroquino que comanda a cozinha do Convento do Espinheiro, e harmonizado pelo Norte & Sul, para comprovar a versatilidade de uma colheita de 2013.
Passemos ao doce final, casado com o Porto Branco, da Quinta da Casa Amarela, com a pré-sobremesa de Bouazza Bouhlani: Toucinho do céu e poejos. Paladares do Alentejo tão bem representados à mesa, em que a iguaria da região casa bem com o aroma refrescante do gelado poejo.
A fechar a noite, Octávio Freitas preparou uma brilhante sobremesa protagonizada por banana, o vinho da Madeira e o requeijão. A composição: Chamuça de banana com banana desidratada, gelatina de vinho da Madeira, bombom de requeijão e especiarias.
Relembramos que uma parte da receita do jantar, sob o tema “Três chefs por um futuro melhor”, revertiu a favor da escola de gastronomia Chaîne des Rôtisseurs, em Évora. •
+ Suites Alba Resort & Spa
© Fotografia: João Pedro Rato