A sedutora cozinha de Heinz Beck / Gusto

O cenário escandinavo, traçado pelas linhas depuradas e pelos tons quentes dominados pelo vermelho, sublinha a elegância e o requinte da cozinha de autor assinada por um chefe alemão radicado em Itália há duas décadas. Falamos de Gusto by Heinz Beck, onde o desafio ao palato é uma constante.

Neve de foie gras com presunto de pato e ervilha

No Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve, na Quinta do Lago, em Almancil, dá-se início a uma viagem pelos sabores de influência mediterrânica, intrínsecos na cozinha do chef alemão Heinz Beck radicado há duas décadas em Itália, onde o seu restaurante, La Pergola, o único de Roma com três estrelas Michelin. Sob a toalha vermelha, um trio de pães e os grissini de funcho, ao lado do azeite alentejano, da flor de sal de Tavira e de sal marinho do Hawai, preparam o estômago para o imenso repasto que se faz adivinhar. As boas-vindas prosseguem com um champagne Laurent Perrier rosé Brut, sugestão de António Lopes, o sommelier do restaurante, num compasso de tempo que impede a “espera” de entrar no vocabulário dos comensais do glamoroso restaurante.

Passemos ao desfile de mimos que antecedem o menu de degustação composto por cinco pratos. A lista dita, sem dúvida, a cozinha mediterrânea com sabores marcantes e apresentada com brio – Nuvem de parmesão, Pasta frita com molho de tomate e azeitona preta, Crocante de pão com puré de batata e camarinha, Mandioca crocante, Pão brioche com beringela, Arancinni (bola de arroz frita com açafrão e ervilhas) e Azeitona verde frita com pasta de frango, alho selvagem e tomate.

Seguem-se os amuse bouche do head chef Mike Bräutigam cuja mestria expressa o exímio ofício do chef executivo, Heinz Beck. Assim temos espuma de cavala com lasca de chocolate e uma refrescante sopa com crocante de pão preto servidas a preceito, com um atendimento sem falhas a apontar.

Espargos com molho tártaro, batata de alcaçuz e prosciutto crocante

A Neve de foie gras, apresentada numa porção q.b., com presunto de pato e ervilha – ao lado de um Cortes de Cima Sauvignon Blanc 2013, do Alentejo – e o saboroso prato composto por Espargos com molho tártaro, batata de alcaçuz e prosciutto (presunto curado a seco, envelhecido, temperado e servido sem ser cozido) crocante – a par de um Horácio Simões Moscatel Roxo Colheita Tardia 2011, em que o doce liga bem com o foie gras e a acidez combina na perfeição com o presunto – fazem as honras da abertura do menu de degustação desenhado por Heinz Beck, com uma apresentação tentadora convertida em sabores que seduzem o palato desde a primeira garfada.

É chegada a hora de degustarmos a recriação dos fagottelli da autoria de Heinz Beck. Falamos dos já célebres Fagottelli carbonara em que deleitoso molho carbonara, colocado no interior da pasta, provoca uma explosão de sabor que conquista, sem demora, as papilas gustativas. Para acompanhar, António Lopes elege um néctar de Baco do Douro: Redoma branco 2012, da Niepoort.

Do mar, o suculento Bacalhau fresco com ervas, molho de pimenta e funcho, bem casado com Bastardo tinto 2013, do Douro, surpreende os comensais.

Das carnes, chega a vez do Borrego, cozinhado em vácuo a baixas temperaturas, com batata crocante, crème di topinambur (tubérculo oriundo da América) e alcachofras cozinhadas em carvão, saboreado com gosto, casado com um néctar de Baco do coração da Bairrada: Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto 2008.

À sobremesa, a primeira abordagem cabe a um mui agradável Gelado de coco com babá (bolo italiano) e molho de morango, seguido de do Il tronco nel bosco, uma voluptuosa floresta de chocolate, onde o troco é recheado com gelado de mirtilo, os arbustos são feitos à base de espuma de pistácio, os cogumelos interpretados pelo merengue e a terra pelo chocolate e frutos vermelhos. Uma sobremesa recomendada aos chocólatras. Do Porto veio, e muito bem, o Rozés Special Reserv, para o derradeiro brinde à surpreendente cozinha do Gusto, um universo sedutor que proporciona uma intensa experiência gourmet e cujo nome advém de Gus, de Augustus, o “pai” da marca Conrad. •

+ Conrad Algarve
© Fotografia: João Pedro Rato