Com a chegada de outubro são muitos os restaurantes que vestem as cartas de tons outonais e declamam novos sabores ao palato dos comensais. O Saldanha Mar, em Lisboa, não é exceção.
O domínio do branco permanece intacto desde a primeira visita ao restaurante Saldanha Mar do então Fontana Park, agora DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, onde uma mesa para nove nos aguarda à hora do jantar, que se adivinha em boa companhia, com muitas conversas e novos sabores de uma cozinha inspirada na gastronomia portuguesa e mediterrânica, de uma carta assinada pela chef Paula Carção, que marcou presença no repasto da noite.
Há quase seis anos no restaurante que continua a primar pelo peixe fresco, graças à localização bem próxima do Mercado 31 de Janeiro, Paula Carção, transmontana de alma e coração, enaltece os pratos de peixe na grelha de carvão. É o caso do bacalhau fumado, quatro pimentos assados e azeite de alho, na lista das entrada, uma novidade da carta para as duas últimas estações do ano, o qual se revelou uma deleitosa surpresa, reunindo consensos à mesa, e mais uma receita para somar às 1001 maneiras de confecionar o bacalhau na cozinha portuguesa.
No mesmo alinhamento, há os sempre apetecíveis pimentos salteados com flor de sal e os ovos mexidos com farinheira, petisco português que a chef quis apresentar na nova carta, porque “temos de dar importância ao que é nosso”.
Do mar vem o robalo, em filete, braseado e servido no ponto, acompanhado por um risotto de cogumelos, prato feito com distinção na cozinha do restaurante do DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, além de que é, segundo Paula Carção, “o ex-líbris” do Saldanha Mar.
Sobre o prato que se segue, o protagonismo cabe a um chuléton ibérico, carne maturada (processo que permite a atuação natural das enzimas presentes na própria carne, o qual é feito numa câmara frigorífica, durante cerca de 22 dias, onde a temperatura e a humidade são controladas com rigor), na grelha, acompanhada com batata assada e legumes salteados. O facto de ser matutada, torna a carne mais suculenta e saborosa. Ainda nas carnes, a chef refere a aposta na carne de origem demarcada, como a posta Mirandesa.
O repasto termina com uma sobremesa dupla – crumble de maçã quente e cheesecacke de frutos silvestres –, que tão bem rimam com os dias frios que se avizinham.
Mas há mais novidades à mesa do Saldanha Mar, como capuccino de cogumelos com nozes tostadas, o ceviche de salmão e molho de tangerina ou as gyosa de frango com molho teriyaki e sementes de sésamo, nas entradas. Nas carnes, o destaque é feito ao tão falado Fontana burger com foie-gras fresco, cheddar, bacon e cebola.
A viagem gastronómica prossegue ao grande repasto que separa a manhã da tarde, com dois pratos – um de peixe e um de carne – nos quais recai a escolha. Para abrir o apetite, aqui ficam algumas sugestões: o clássico bife à portuguesa, à segunda-feira; os choquinhos à setubalense, à terça; o salmão folhado com espargos, à quarta; a alheira de caça, à quinta; ou as migas transmontanas com carne de porco, à sexta.
Para além da carta do Saldanha Mar, o Fontana Bar & Lounge apresenta novos petiscos, como a torrada em bolo do caco com manteiga de alho e salsa, que a chef Paula Carção mencionou no jantar, o carpaccio de salmão e vieiras a ou penne rigatte carbonara, aos quais se juntam as bruschettas, com destaque para a de camarões e espargos ou a de frango e azeitonas, os pratos vegetarianos – também os há na renovada carta do Saldanha Mar –, as sobremesas e um menu para os mais novos. Ou, simplesmente, uma bebida, para iniciar o serão antes do repasto no restaurante principal do DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park.
A propósito, sabe onde vai jantar esta noite? •
+ Double Tree Hilton Lisbon – Fontana Park
© Fotografia: João Pedro Rato