Queijo Serra da Estrela à mesa da Casa da Ínsua

Sete chefs. Um sommelier. E o Queijo Serra da Estrela DOP. Eis as estrelas que, a 18 de abril, irão estar na cozinha da secular Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, com os vinhos do Dão em amena companhia.

O Queijo Serra da Estrela é, no próximo sábado, o prato forte de um evento enogastronómico no hotel Casa da Ínsua. Falamos do showcooking que reúne Albano Lourenço, chef da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, João Rodrigues, chef do Feitoria (1 estrela Michelin), do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, Ljubomir Stanisic, chef do 100 Maneiras, no mui lisboeta Chiado, Miguel Laffan, chef do restaurante do L’And Vineyards (1 estrela Michelin), em Montemor-o-Novo, Vincent Farges, chef do Fortaleza do Guincho (1 estrela Michelin), no Guincho, Francisco Siopa, com um novo espaço no Mercado de Cascais, e Paulo Cardoso, o chef anfitrião, no sentido de criarem um menu de degustação, em que o ingrediente comum é o Queijo Serra da Estrela DOP, harmonizado por vinhos do Dão cuja escolha estará nas mãos do sommelier Rodolfo Tristão.

Após o repasto volante está agendado o workshop “Queijo Serra da Estrela: Da produção à mesa”, o qual conta com a participação de José Morgado Ribeiro, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, José Manuel Esteves, director-geral da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), José Matias, responsável pela produção agrícola da Casa da Ínsua, o chef Lubomir Stanisic e um representante da distribuição. O debate será moderado por Edgardo Pacheco, responsável e apresentador do programa “Prato da Casa”, da CMTV.

Para o fim está reservada uma prova cega de queijo Serra da Estrela com vinhos do Dão.

+ Casa da Ínsua

Para partilhar com os amigos