Cyril Devilliers, chef do Restaurante & Bar do hotel The Oitavos, no Guincho, apresentou as boas novas da estação, com primazia dos produtos portugueses e ao peixe fresco do Atlântico, sem descurar um merecido tributo à criadora da Quinta do Poial.
Queijo de cabra francês assado com alecrim e tomilho, espargos verdes e piso de anchovas e azeitonas
Na cozinha de Cyril Devilliers, o chef francês nascido na Normandia, a técnica e os queijos franceses prevalece, assim como o respeito pela sozonalidade dos produtos e a escolha dos ingredientes que são produzidos de forma ecológica e sustentável. E, uma vez que a proximidade do Atlântico é uma realidade que estende o horizonte à medida que nos aproximamos do terraço de acesso à piscina exteriores, o peixe continua também a ser primordial numa carta “gastro” que se quer colorida e plena de sabores.
Falamos do Ipsylon Restaurante & Bar, no hotel The Oitavos, no Guincho, em Cascais, envolto numa paisagem lunar que acalenta o olhar durante o dia e a noite.
Comecemos pelas entradas. Entre o tártaro de tomate com maionese de clorofila, búzios e iogurte de ervilha, o saboroso queijo de cabra francês assado com alecrim e tomilho, espargos verdes e piso de anchovas e azeitonas, e o tomate… tributo a Maria José, estavam eleitos os pratos para dar início ao repasto – o segundo e o terceiro. Sobretudo o último, uma criação do chef francês que, com a simplicidade e os sabores diversos dos diferentes tipos de tomate, entre uma mão cheia de legumes em miniatura, framboesas e chocolate branco, prestou uma gentil homenagem a Maria José de Macedo, a mentora da Quinta do Poial, na região de Azeitão, e uma das pioneiras na aposta na agricultura biológica na década de 90 do século XX.
O mui aprazível arroz de peixe da nossa costa
Nos pratos de peixe, entre a taínha do mar escalada, o bacalhau de meia cura, o salmonete grelhado, o arroz de peixes da nossa costa e o arroz de lavagante, a escolha recaiu no penúltimo, que vai à mesa numa travessa. Recomendado para duas pessoas, apesar da partilha servir bem para três, o arroz é feito com peixe do dia e temperado a preceito, com salsa q.b., comme îl faut, e bem apreciado pelos presentes à mesa.
Ossobuco de novilho, com ravioli fresco de tomate e funcho, legumes e queijo gorgonzola cremoso
Passemos para a carne, onde o pombo se divide em dois momentos – um com as pernas numa canja e o outro, em que o peito é assado e apresentado sobre o osso, com petits farcis e seus pipis, e trufa de verão – e a lista se compõe ainda com o tornedó de toiro e o suculento ossobuco de novilho, com ravioli fresco de tomate e funcho, legumes e queijo gorgonzola cremoso.
Nectarina, praliné de avelã e creme de ovo sarraceno
Aos apreciadores de queijo, eis uma lista de três composições: Uma tábua de queijos afinados e doces, um queijo de Azeitão e um blue aged stilton acompanhado por goiabada, para os mais corajosos.
O agridoce da arlette em mil folhas conquistou o palato à primeira
Para quem prefere complementar o repasto com os doces ou é um bom gourmand, eis que entra em cena o chef pasteleiro Joaquim de Sousa, que acrescentou à carta de inscreveu seis sugestões na carta de Cyril Devilliers: Amora, lúcia lima e requeijão; arlette em mil folhas de lima, gel de eucalipto e azeite abaunilhado, sorbet de iogurte grego e lima; finer manga e chocolate, ganache early-grey e sorbet de chocolate e maracujá; nectarina, praliné de avelã e creme de ovo sarraceno, para quem gosta de sobremesas repletas de sabores quentes; paixão de morangos exóticos e creme de coco; e gelados e sorbets à escolha.
Para entreter o palato enquanto aguarda pelo repasto, do bar pode chegar à mesa do restaurante Ipsylon o prato de tomar, o prato de presunto pata negra de bolota, língua de écarlate em vinagreta de gengibre e estragão, amêijoas à Bulhão Pato ou optar por uma pappardelie a carbonara, um hambúrguer no prato com batatas fritas, um tártaro de bife do lombo ou um bife do lombo à portuguesa.
Além da chamada carta gastro, o chef francês apresenta, todas as semanas – à exceção de domingo e segunda à noite –, Le Diner du Chef. A reservar para jantar, das 19 às 23 horas, através do 214 860 022. Depois o melhor é ficar no hotel The Oitavos (leia aqui a reportagem) para, no dia seguinte, desfrutar das iguarias do pequeno-almoço e da paisagem que o rodeia. •
+ Ipsylon
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: A entrada-tributo a Maria José Macedo
Partilhe com os amigos