Il Mercato: Um mercado dentro de um restaurante

A burrata de búfala, o parmigiano-reggiano, o Culatello di Zibello, as massas frescas confeccionadas no momento para levar e o vinho são, apenas, a súmula do selo de Itália no novo espaço do chef Tanka Sapkota, em Lisboa.

A diversidade confere a vinda de uma parte de Itália para a Lisboa dos nosso dias

Depois do Come Prima, em Santos, e do Forno d’Ouro, na Rua Artilharia 1, na cidade das sete colinas, chegou a vez do Il Mercato, no Pátio Bagatela, bem perto do segundo espaço assinado pelo chef nepalês Tanka Sapkota, um apaixonado pela gastronomia (cozinha e vinho, subentenda-se) italiana e que, há cerca de uma vintena de anos, veio para Portugal de malas de bagagens.

Os arrozes e a polenta são algumas das referências italianas que se encontram à venda no novo espaço de Tanka Sapkota

De portas abertas desde o passado mês de Janeiro, o Il Mercato é mais do que um restaurante. É uma mercearia, onde uma grande diversidade de queijos – como a Mozzarella de búfala Barlotti ou o Parmigiano-Reggiano de Vacche Rosse, dois produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) –, conservas, arroz, polentas, azeite, pão e biscoitos, entre muitos outros produtos, se junta à charcutaria e à secção composta por 20 tipos de massas frescas confeccionadas com ovos biológicos provenientes da quinta Casal dos Planetas, em Castanheira do Ribatejo, as quais são “feitas na hora, para consumir aqui ou levar para casa”, diz-nos o chef.

Ravioli di zucca com tartufo nero é é “de comer e chorar por mais” no Il Mercato

“E há também o molho que, se levar para casa, vai separado da massa”, a qual basta mergulhar em água a ferver… et voilá! “É tudo italiano”, reforça, “por exemplo, a burrata de búfala vem à Terça ou à Quinta, depende”, afirmou.

Quanto ao vinho, traduzido em mais de 50 referências da produção italiana, encontra-se disposto na garrafeira, pelo que basta escolher e levar para casa – depois de pagar, claro – ou consumi-lo logo ali, opção à qual acresce a taxa de rolha de seis euros.

Marsala con gnocchi romana traduz o saber-fazer do chef nepalês

Não nos esqueçamos, porém, de que o Il Mercato é um mercado dentro de um restaurante com uma cozinha genial onde, todos os dias, saem menus de degustação. Objectivo: Dar a conhecer os sabores de Itália em vários pratos. Ao almoço, por 11,95 € (por pessoa), e ao jantar, por 19,95 € (por pessoa). Para além disso, há uma carta fixa composta por deleitosas opções a desfrutar num espaço mui descontraído, decorado com ilustrações de Pedro Zamith e criado à imagem dos mercados italianos, o testemunho vivo de uma “instituição” que remonta ao Império Romano e permanece nas ruas, ao ar livre.

A mesa grande convida a experimentar os produtos adquiridos na parte da mercearia e à partilha

A ir. Bom apetite! •

+ Il Mercato
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: O chef Tanka Sapkota a cortar a burrata de búfala que chega, a Lisboa, à Terça ou à Quinta

Partilhe com os amigos: