Há duas boas novas na carta pelas mãos do chef Ricardo Esteva, nas quais a vetusta cozinha alentejana se converte no prato forte, tendo como ingrediente principal a produção bovina proveniente do Solar da Giesteira.
A suculenta vitela de bolota estufada com puré de batata e couve pack choi
Enquanto o chef Ricardo Esteva cuidava do repasto nos bastidores, inspirando-se na cozinha alentejana de outros tempos, António de Sousa Duarte, um dos mentores do Populi River Caffé & Restaurant, e Joaquim Freixo, co-proprietário do Solar da Giesteira, em Montemor-o-Novo, levantavam o véu sobre os dois novos pratos confeccionados com vitela de bolota – um com puré de batata-doce e pack choi e o outro com migas de feijão frade, broa de milho e espargos.
Sobre a parceria, Joaquim Freixo afirma ter sido “fruto da amizade” com António de Sousa Duarte e, acima de tudo, pela forma como é feita a produção no Solar da Torre da Giesteira, enaltecendo o respeito pelo ciclo da Natureza – “a bolota termina em Março, com a chegada da Primavera, regressando com o Outono”, explica, pelo que não há recurso à ração.
Por outras palavras, a produção está integrada em montado alentejano e, por conseguinte, associada ao método extensivo remetendo, assim, para a sustentabilidade. Resultado? A carne é designada de “natural” remetendo, por sua vez, na procura por parte de quem opta pela dieta paleo (do Paleolítico). A confirmação é dada pelo co-proprietário do Solar da Giesteira que reforça a importância da cultura de vitela de bolota, em particular, para “quem quer produtos criados na Natureza”. Uma coincidência, ou não, quando se sabe que, na vizinhança, estão as Grutas do Escoural, onde se encontram gravuras de arte rupestre do mesmo período do pré-histórico.
As migas, os espargos e a carne cozinhada à moda do Alentejo remetem para as origens do chef
De volta à mesa, Ricardo Esteva, passou à acção. Primeiro com a vitela de bolota marinada e, de seguida, cozinhada a baixa temperatura em ervas aromáticas, acompanhada pelas tradicionais migas de feijão frade, broa de milho e espargos, um regresso às origens de um chef alentejano.
Para o segundo prato, a vitela foi marinada e, de seguida, estufada, o que lhe conferiu uma textura suculenta, acompanhada por puré de batata-doce e couve pack choi.
O Populi River Caffé & Restaurant, inaugurado em Junho de 2012, na Ala Nascente do Terreiro do Paço, está de portas abertas todos os dias, das 11 às 00 horas. Bom apetite. •
+ Populi River Caffé & Restaurant
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: António de Sousa Duarte, um dos mentores do Populi, o chef Ricardo Esteva e Joaquim Freixo, co-proprietário do Solar da Giesteira
Partilhe com os amigos: