A gastronomia portuguesa marca presença no MadridFusion 2018

Três chefs: Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa e João Rodrigues. Três produtos: ouriços do mar, algas e vinho.

O MadridFusion, um dos mais reputados eventos gastronómicos a nível mundial, marcado pela discussão e antevisão das novas tendências na cozinha tem como tema central desta 18.ª edição a “Quarta geração: os donos do futuro” e decorrerá de 22 a 24 de janeiro de 2018, no Palácio Municipal de Congressos de Madrid. Durante os três dias haverá conferências, workshops e demonstrações culinárias onde serão abordados os sabores, as texturas e as técnicas mais inovadores, mas também temas diversos, como a influência das novas tecnologias: inteligência artificial, robotização, aplicações, redes sociais, sites especializados em relações com os clientes, os restaurantes e os chefs; os direitos de autor na alta cozinha ou a eficiência energética e a sustentabilidade.

A parte líquida também não foi esquecida. Além de provas de vinhos, falar-se-á de fermentados, líquidos naturais, vinagres, sidras e saqués japoneses.

O Japão é o país convidado e a sua delegação será dirigida por Zaiyu Hasegawa, chefe do restaurante Den, em Tóquio, conhecido pela sua “rebelião” na cozinha e pela integração de várias mulheres na sua equipa. Lisboa, Berlim, São Petersburgo, Tel Aviv e Tóquio são, por sua vez, as cidades convidadas.

A representar a capital portuguesa estarão os chefes Alexandre Silva, do restaurante Loco (1 estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma (1 estrela Michelin), e João Rodrigues, do restaurante Feitoria (1 estrela Michelin), no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa. O convite partiu do próprio José Capel, mentor e director do Madrid Fusión e critico gastronómico do jornal El País, quando passou pela cidade das sete colinas, por ocasião do Simpósio do Sangue na Guelra, em maio do ano passado aproveitando, na altura, para visitar os restaurantes dos jovens chefes portugueses. Sob o tema “Lisboa: interpretação moderna da confeção do peixe” – o peixe é um ingrediente com forte presença nos três espaços lisboetas –, os cozinheiros portugueses subirão juntos ao palco às 10:35 no primeiro dia do evento (22 de Janeiro).

Pelo palco do Madrid Fusión já passaram os maiores nomes da gastronomia internacional. No entanto, até à data, os únicos portugueses presentes foram José Avillez, chef do Belcanto (2 estrelas Michelin), em Lisboa, Nuno Mendes, chef do Taberna do Mercado, no Old Spitalfields Market, em Londres, e Leonardo Pereira, que está na cozinha da Taberna do Mercado.

Go Foodies World Tour

Paralelamente à presença dos três protagonistas da nova cozinha portuguesa, Madrid estará na rota dos produtos nacionais, mais concretamente da Go Foodies World Tour. Criada por Nuno Nobre e apresentada pela primeira vez nos Açores em 2017, com o menu “Cinco algas, cinco cientistas, cinco pratos”, a Go Foodies World Tour prossegue a sua rota com a primeira paragem internacional.

Alinhado com este certame gastronómico, este projecto instalar-se-á no restaurante M29 (o restaurante do Hotel Miguel Angel by BlueBay) para apresentar três jantares com um menu criado por Nuno Nobre em parceria com Manuel Prats, um dos chefs internacionais convidados para a primeira edição do Festival do Ouriço-do-Mar, realizado na Ericeira.

À mesa estarão cinco pratos protagonizados pelo ouriço-do-mar e o seu principal alimento, as algas. A harmonização será feita com os vinhos da Quinta dos Plátanos, do produtor português Joaquim Arnaud, na Região dos Vinhos de Lisboa. Os jantares, totalmente dedicados ao mar – tema central desta Go Foodies World Tour – terão um acompanhamento científico em parceira com a Algae4us para uma maior consciencialização da crescente importância das algas à mesa e do respeito que um produto tão nobre como o ouriço-do-mar merece – tema que será certamente aprofundado na 4.ª edição do Festival do Ouriço-do-Mar, agendado para março de 2018, na Ericeira.

Excelentes motivos para ir à capital espanhola na próxima semana e medir o pulso ao frenético mundo da gastronomia nacional e internacional.

+ Madrid Fusión

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.