A refeição mais longa de todo o fim-de-semana converte-se num verdadeiro desfile de comida preparada e apresentada a preceito no Tivoli Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Renovada em Março de 2017, a Cervejaria Liberdade – onde fora a emblemática Brasserie Flo –, do Tivoli Avenida da Liberdade, é uma marisqueira e cervejaria à boa maneira lisboeta, onde o marisco, mas também o peixe, tomam conta da carta. Ao domingo, este espaço decorado de uma subtileza luxuriante e com vista privilegiada para o arvoredo alinhado da Avenida da Liberdade está, das 12 às 16 horas, reservado ao brunch constituído por propostas fixas e uma “ementa” que difere todos os domingos.
À entrada salta à vista o colorido das bandejas dispostas, de uma ponta à outra, sobre o balcão de sete metros, com o espumante a tomar o lugar de boas-vindas. Nas opções de bebidas há o sumo de laranja e os variáveis, mas igualmente recomendados: abacaxi e hortelã; laranja, maçã e banana: maçã com espinafres; limonada com frutos vermelhos; de frutos vermelhos, beterraba e lima; e abacaxi, cenoura e manga.
Para começar o dia como se de um pequeno-almoço se tratasse, as opções recaem no iogurte natural com fruta fresca. As variedades de compotas caseiras, mel, entre outras doces opções para barrar os pães (de abóbora, de alfarroba e de centeio), as panquecas, as wafles e os croissants são indissociáveis dos hábitos matinais.
Para os apreciadores do tempo, como de um brunch que ainda está prestes a começar, a tábua de queijos portugueses é sempre uma sugestão a ter em conta.
Os ovos mexidos, estrelados ou em omelete são feitos ao momento numa estação disposta no balcão desta enorme sala onde, ao fundo, permanece a obra artística da autoria do pintor Jean Lurçat, na inconfundível tapeçaria das Manufactura Tapeçaria de Portalegre, perpetua a representação do Zodíaco.
As versões de camarão cozido enchem as medidas. As ostras e o recheio de sapateira prolongam este gosto pelos sabores marinhos.
Já o presunto, a terrina de caça e a charcutaria preenchem a boca de sabores mais quentes, enquanto os pastéis de acalhau e os croquetes de alheira em tamanho pequeno entretêm a boca dos mais tradicionalistas à mesa.
Para além destas propostas fixas, a escolha roda de semana em semana na Cervejaria Liberdade. A salada de ovas com vinagerete e coentros, a sopa de peixe, o ceviche de peixe branco, o rosbife assado e a torta de ovos moles são algumas das opções da primeira semana. Da segunda, fazem parte, por exemplo, o pastel de nata, os ovos verdes, os tártaro de bacalhau com poejos, a cataplana de peixe e mariscos e o flã de limão e caramelo. Na terceira semana destacam-se a patanisca de bacalhau, a salada de pimentos assado, a canja de bacalhau e berbigão, o lombo Wellington e o arroz doce. Já na última semana do mês são servidos as galetes de nozes, o mini pão com chouriço, o bacalhu fumado com trilogia de pimentos e cebola roxa, o caldo verde com chouriço e broa e o pudim Abade de Priscos.
Aberto o apetite, segue-se a reserva para o brunch (€45 por pessoa / sem bebidas) ao domingo, através do 213 198 620.
Bom apetite! •
+ Cervejaria Liberdade
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: