Vamos ao Abel?

Os espinafres e a alfarroba são os ingredientes das novas massas de pizzas artesanais de Roberto Mezzapelle que revela, uma vez mais, a apetência para inovar. Sem esquecer as boas novas da carta de Outono e Inverno. Onde? No Refeitório do Senhor Abel, em Lisboa.

Marvila, o bairro mais cool de Lisboa é, também, uma das zonas da capital do país com um simbolismo histórico muito forte. Afinal, é aqui que estão os centenários armazéns mandados construir, em 1917, pela figura ilustre do mundo do vinho: Abel Pereira da Fonseca. Projectado pelo arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior, este edifício da era da Arte Nova, em Portugal, com os números 4 e 6 da Praça David Leandro da Silva, em Marvila são, desde Dezembro de 2017, a morada do Refeitório do Senhor Abel.

São muitas os objectos do passado que fazem parte da decoração deste espaço em Marvila

Casa de pizzas artesanais sicilianas e raw food criadas pela dupla Roberto Mezzapelle, pizzeiro siciliano, e pelo chef argentino Chakall, o Refeitório do Senhor Abel cedo se demarcou como um dos espaços de restauração rotulados pela inovação no que à feitura das massas diz respeito. Se esquecer que este espaço descontraído fora, precisamente, o refeitório da Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca.

“Feliz o homem que dorme sono, que come comido, que bebe bebida e por isso tem alegria” {Fernando Pessoa}

A frase da Álvaro de Campos está no livro suspenso no tecto do Heterónimo BAAR – espaço contíguo ao Refeitório Senhor Abel –, o qual contém quatro frases de poemas dos heterónimos do ilustre Fernando Pessoa e onde estão inscritas as iniciar BAAR. Mas já lá vamos.

 Carpaccio de carne bovina e carpaccio de bacalhau

Para já fiquemos na pizzaria. Aqui, a enorme instalação em madeira paira sob as mesas. Está, então, na hora de escolher o que comer da nova carta de Outono e Inverno, pejada de sabores e cores quentes que mais apetecem nas duas últimas estações do ano.

Quanto às novidades, damos uma ajuda: há rollé di spinaci com verdure, focaccia rianata, focaccia di bacala, pizza trapanese, lasagna e lasagna vegetariana. Para a sobremesa, o pizzeiro siciliano espera alegrar o palato dos mais gulosos com o crema café classico.

Co-fundador da Acrobatic Pizza World a Acrobatic Pizza World –, associação cujo objectivo é a especialização em impasti (massa), no sentido de trabalhar as massas sem glúten e os vários tipos de farinha de mais fácil digestão ao longo de todo o processo de confecção, que envolve a fermentação, a maturação e a cozedura –, Roberto Mezzapelle cria duas novas massas de pizza: uma de espinafres e a outra de alfarroba. 

Massa de alfarroba com burrata, ricota, speck tirolês (presunto cru levemente defumado), pesto de pistácio, tomate semi-seco e tomate cereja amarelo, e queijo pecorino (feito a partir de leite de ovelha)

A primeira é verde e contém sementes de sésamo preto e de papoila, para a tornar mais saborosa, além de saudável e equilibrada sob o ponto de vista nutricional – “é rica em ferro, vitaminas, sais minerais, magnésio, potássio e cálcio”.

A alfarroba foi igualmente eleita devido ao seu valor nutricional, já que “é rica em proteínas, sais minerais, vitamina E e vitamina K, cálcio, zinco, potássio e fósforo”. A combinação desta com o gengibre “ajuda a combater a irritação do colón, sendo também fonte de antioxidantes, rica em fibras”.

Aliás, a carta contém as especificidades nutricionais a respeito de cada massas utilizada nas pizzas desta casa, onde 80 por cento da matéria-prima é de origem italiana.

Pizza enrolada com massa de espinafres, ricota, legumes, queijo defumado, pesto de finoccio (erva-doce) e nduja (salame de porco picante)

Ambas as massas juntam-se, assim, à de beterraba e gengibre que passaram a constar na carta desde o verão deste ano, para além das restantes – a de sete cereais; a de curcuma ou açafrão-da-terra, planta com uma raiz cor-de-laranja que é transformada em pó e utilizada como especiaria; a de cânhamo, que Roberto Mezzapelle tem licença para usar na sua cozinha; a de carvão vegetal, corante líquido “autorizado pela UE para produzir esta farinha”; e a sem glúten.

Além da carta, todas as semanas há propostas diferentes, para quem quiser experimentar a criatividade deste pizzeiro.

Roberto Mezzapelle é natural de Mazara del Vallo, na Sicília. Começou, desde cedo, a habituar-se ao mundo da restauração ou não tivesse nascido numa família de cozinheiros. A entrada a sério neste universo, mais concretamente num restaurante da família, aconteceu quando tinha 14 anos. Dedicou-se aos estudos relacionados com a cozinha, mas faz da pizzaria a sua profissão. Viajou pelo mundo, com destaque para o Dubai, a Suíça, a Inglaterra, a Espanha e a Alemanha. É formador de pizza acrobática e clássica, técnico especializado em farinha e, em 2016, foi campeão europeu de pizza clássica acrobática. Está radicado em Lisboa desde há cerca um ano, altura em que aceitou o desafio de se responsabilizar pela cozinha e pelo forno do Refeitório do Senhor Abel.

E agora? Vamos ao Abel? De terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas e das 19h30 às meia-noite. Ao domingo, está de portas abertas das 12h00 às 15h30. As reservas pode ser feitas através do 218 688 023.

Termine a noite no Heterónimo BAAR, para desfrutar calmamente dos cocktails deste lado dos armazéns Abel Pereira da Fonseca.

Bom apetite! •

+ Refeitório do Senhor Abel
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Chakall e Roberto Mezzapelle, o pizzeiro do Refeitório do Senhor Abel

Partilhe com os amigos: