Já há almoço de fim-de-semana no Peixola

Agora há pratos fora da carta, para as famílias, ao sábado e ao domingo, no restaurante do n.º 25 da Rua do Alecrim, em Lisboa.

Os tacos de camarão estão na lista dos mais pedidos do restaurante

Vítor Hugo, chef de cozinha do Peixola, prepara pratos quentes para os almoços de fins-de-semana de Outono e Inverno. Sempre com o peixe e os mariscos a protagonizarem cada receita ou não fosse este restaurante inteiramente dedicado ao sabores do mar.

O ceviche é feito com milho tostado, pêra abacate e chalota, e servido com fatias de pão barradas com manteiga e ligeiramente tostadas

Cherne corado com molho de fricassé, esmagada de batata com avelã e coentros; açorda de bacalhau com gema de ovo; filetes de peixe galo fresco com arroz malandro; ou raia corada com molho de caldeirada e purê de aipo com especiarias são apenas exemplos das propostas do chef lisboeta para estes almoços no Peixola. No fundo, “são reproduções de receitas de família”, explica Vítor Hugo (chef que tem o restaurante Eleven, com uma estrela Michelin, e o 100 Maneiras, entre outros, no currículo).

O tártaro vem acompanhado por cebolinho e chalota, molho de soja, pasta de rábano e alga wakame

Basta consultar a carta disposta à porta do restaurante, de onde se vê o balcão de pedra, com 30 lugares, instalado no meio da sala desta casa de ambiente descontraído. Ao fundo, centrada com esta plataforma, está a janela com vista para uma parte da cozinha. Aqui, Vítor Hugo conta com a sua equipa, para seguir as instruções das fichas técnicas das receitas definidas para cada alinhamento da carta – desde o Isco ao Peixe de Água Doce, passando pelo Peixe Miúdo e pelo Peixe Graúdo. Portanto, nada há que enganar! A criatividade é uma realidade e a garantia da frescura dos produtos é dada pelo chef.

Enquanto aguarda a confecção do seu prato, peça um dos dez cocktails da casa e aproveite para desfrutar das iguarias da carta, como o gravlax de salmão (especialidade escandinava feita de salmão cru marinado em sal grosso, açúcar e endro) com zimbro e molho de endro ou as ostras, do Isco. Ou entretenha o palato com uma das 15 entradas do Peixe Miúdo.

O primeiro hambúrguer de peixe, segundo disse, do chef Vítor Hugo, acompanhado com finas batatas fritas

Há sopa fria de clorofila de espinafres com garoupa marinada e pó de avelã, além de creme de amêijoa com cebolinho. Mas pode sempre dividir as entradas de ostras, o ceviche, o pica pau de atum, os quatro tacos à escolha (de polvo, de camarão, de choco e de bacalhau), as vieiras, o camarão ou tártaros (de atum, de bacalhau ou de salmão).

Para os mais apressados é feito, quem sabe, um prato especial…

Bitoque de atum com o famoso ovo a cavalo e as batatas fritas

A lista de pratos principais ou Peixe Graúdo consiste, por sua vez, em cinco sugestões: bitoque de atum, filetes de bacalhau, salada de quinoa com tataki de atum, salada de quinoa com legumes ou salada de tapioca com legumes.

Acompanhe com uma das referências da carta vínica, uma pequena viagem pelas regiões vitivinícolas portuguesas – Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Alentejo e Açores –, a somar a sugestões de vinho a copo.

Petit gateaux de caramelo com gelado de frutos vermelhos

Se for um grande apreciador de sobremesas, sinta-se um Peixe de Água Doce. Há mousse de chocolate com crumble de gengibre e creme brûlée com infusão de lúcia-lima servidos na dose certa, bem como petit gateaux de caramelo com gelado de frutos vermelhos, o qual fez a delícia do elementos mais novo sentado ao balcão.

O Peixola abre as portas de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 00 horas; à sexta-feira o horário é alargado até às duas da manhã. Ao sábado funciona das 12h00 às 16h00 e das 19h30 às 2h00; ao domingo é das 12h00 às 16h00 e das 19h30 às 00h00. Recomenda-se a reserva de lugar a ser feita através do 213 460 011.

+ Peixola
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: A açorda de bacalhau com gema de ovo pode ser o prato escolhido para o almoço de fim-de-semana

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .