Cada dia amanhece de olhos postos no imenso Atlântico. Apanágio de surfistas e de apaixonados pela vida marinha, o oceano tem este quatro estrelas, situado em Sagres, como ponto de partida para umas férias descontraídas e em perfeita comunhão com a natureza.
Carregada pelo verde dos pinheiros, a paisagem emblemática do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, extensível até ao litoral sudoeste algarvio, caracteriza a envolvente do Memmo Baleeira Hotel, unidade localizada junto ao porto piscatório de Sagres, vila histórica pertencente ao concelho de Vila do Bispo. Renascido, em 2007, de um passado carregado de memórias, resulta da concretização de um sonho de Rodrigo Machaz, director-geral do grupo Memmo Hotels, que tem no camaleão a imagem de marca deste quatro estrelas. A prova está na presença deste enorme réptil feito a partir de lixo reciclado junto à receção do hotel ou não fosse este o melhor exemplo de personificação de quem melhor se adapta à mudança.
O traço contém a assinatura do arquitecto Samuel Torres de Carvalho, defensor do estilo marcadamente rectilíneo dos idos anos 1960, intocável e acolhedor, atributos que compadecem, por sua vez, com o ambiente minimalista, predominado pelos tons terra, deste anfiteatro voltado para o Atlântico. Afinal, de todos os quartos se avista o oceano de frente e até há quem cedo se levante para assistir ao nascer do sol no mar.
A mesma panorâmica privilegiada é partilhada no terraço do Fornaria Memmo, o restaurante decorado com as cadeiras do vetusto Hotel Baleeira num combinação descontraída e perfeita com as peças de mobiliário que compõem este espaço.
A cozinha, baseada em produtos regionais e primada pelos sabores da terra e do mar, revela-se despretensiosa e os pratos denotam o cuidado que se exige a um restaurante da actualidade. É, por isso, de salientar, ainda, as massas frescas e os risottos, bem como as pizzas preparadas em forno a lenha, entre uma variedade de sugestões adequadas a refeições familiares ou não tivesse este quatro estrelas suites disponíveis para os casais com crianças.
De olhos postos no mar
Comida à parte, é tempo de desfrutar de um passeio de barco. Desça a escadaria exterior junto ao Memmo Baleeira Hotel, para aceder ao porto situado a dois passos do hotel, e procure pela Marilimitado, a empresa dedicada a viagens recreativas em mar. Depois de ouvir a explicação acerca das espécies marinhas que podem ser avistadas durante a pequena expedição marítima, é chegado o momento de entrar na embarcação, apertar o cinto e deixar-se levar pela adrenalina produzida nesta aventura.
O passeio de barco é feito na companhia de um técnico da Marilimitado que explica o historial das espécies avistadas e, simultaneamente, faz o seu registo fotográfico, no sentido de dar seguimento ao estudo realizado por Sara Magalhães e Ricardo Silva, os fundadores desta empresa criada, em Janeiro de 2005, em Sagres, destino eleito por este casal de biólogos marinhos que dedicaram mais de uma década à vida marinha no mar dos Açores. O objectivo é dar continuidade ao seu trabalho partilhado com instituições de investigação no âmbito desta área manteve-se no continente.
Em paralelo, ambos desenvolveram programas de passeios de barco, com o intuito de desafiar os mais curiosos e amantes da beleza natural das águas algarvias a aventurar-se mar adentro, ao longo da costa do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Terminado o passeio, o ideal é fazer um piquenique. Ponderada a ideia com tempo, basta escolher umas das três sugestões e reservar a lunch box na recepção do Memmo Baleeira Hotel com a devida antecedência, para levantar após esta aventura marítima.
Vamos surfar?
De volta ao Atlântico, fica a sugestão de aulas de surf. O Memmo Baleeira Hotel dispõe de uma parceria com a Freeride, a escola de surf localizada na ponta mais ocidental de Portugal Continental, e Setembro é a época do ano ideal para ter esta experiência, com as praias mais desertas. Fundada, em 2002, por Marta e João Mealha, esta empresa começou com uma surf camp na Raposeira. Mais tarde, mudou-se para Sagres e actua desde Arrifana até Lagos.
A Freeride assenta arraiais na praia da Cordoama durante o período estival e, ao longo do ano, dispõe de aulas privadas também para famílias e de um private ride, ideal para principiantes nesta modalidade, especialmente para crianças dos seis aos onze anos. As aulas são leccionadas por professores. Estes “têm de ser formados por nós”, garante Marta Mealha e nós aconselhamos Tom Scott, jovem britânico, de Oxford, que tem um jeito inato para os mais novos.
A quem deseja de aliar o surf à natureza, a nossa anfitriã recomenda o programa Pure Slow Motions. Além do surf há ioga e as caminhadas são acompanhadas por um guia especialista em flora e geologia.
De volta ao Memmo Baleeira Hotel, é de destacar o trabalho feito por Rodrigo Machaz que, em 2007, quis pôr Sagres no mapa e conseguiu! A vila piscatória do concelho de Vila do Bispo é, hoje, destino de férias para quem tanto gosta de destinos calmos e descontraídos em pleno Algarve, com as suas praias e o Cabo de São Vicente, palco perfeito para apreciar o pôr-do-sol.