O trabalho desenvolvido pela artista motivacional inspirou Ana Rocha, que elegeu o Reserva tinto da colheita de 2017, para materializar este projecto com potencial de guarda.
Desde que integra a equipa da empresa do pai, a Morais Rocha Wines, em 2014, Ana Rocha revela o desejo de criar um vinho de homenagem às mulheres, sobretudo do Alentejo, como a avó, de quem guarda “referências muito fortes”. A altura certa para concretizar essa vontade, chegou em 2018, quando vê Maria Seruya a falar sobre as suas “Velhas Bonitonas – The Power of Old Ladies”, num programa televisivo. “Vi naquele momento, na Maria [Seruya], a pessoa certa para materializar este conceito.” Registou a marca, deixou a ideia marinar e contactou Maria Seruya, que se auto-intitula de “artista motivacional”, porque “comecei a desenhar imagens que gostava de ver e que me faziam sentir bem”.
Aceite o desafio, ambas uniram-se, no sentido de criar um vinho que retratasse o quão fortes e simultaneamente sensíveis são as mulheres. “Foi tudo feito com vagar”, revela Ana Rocha. O resultado conferiu a a escolha criteriosa de três velhas bonitonas do projecto “Velhas Bonitonas – The Power of Old Ladies”, cheias de personalidade e com “potencial de guarda”, características reflectidas em três rótulos diferentes e transversais a qualquer país, etnia, religião e, claro, mercado.
Eis “As Velhas”, cujo vinho escolhido para materializar esta parceria é o Reserva tinto de 2017, feito a partir das castas Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional, que, no seu conjunto, revelam notas de fruta madura, tal como são as mulheres… em idade madura. Esta edição limitada a 1.500 garrafas está disponível numa caixa de cartão, com três garrafas (€44,50) – existem apenas 500 packs – está à venda no site da Morais Rocha Wines e na loja do produtor, em Lisboa.
Para 2022, “As Velhas” serão brindadas com o Reserva tinto 2019 e a edição limitada a 800 caixas. Entretanto, o próximo vinho a entrar no mercado será o Morais Rocha Grande Reserva tinto 2016, e Bem-Te-Vi, a boa nova desta casa, que tem a pequena ave mais popular do Brasil retratada no rótulo.
Sobre Maria Seruya, a artista motivacional criou as suas “Velhas Bonitonas – The Power of Old Ladies”, projecto multidisciplinar inspirado em mulheres imaginárias, semelhante aos seus “Retratos de Alma”, que, depois de uma entrevista às cegas, baseia-se nas palavras e na entoação que lhes é dada, para proceder à pintura de um rosto, “de uma alma que envelheceu e encontrou a sua Velha Bonitona!”, como descreve no seu site.
Quanto a Ana Rocha e à Morais Rocha Wines, é ler tudo aqui.
Brindemos!