Em Lisboa, o domingo nem sempre tem de ser uma incógnita quando nos deparamos com a escolha do espaço para o segundo repasto do dia com as crianças, pois há, pelo menos, um restaurante kids friendly com boas novas na carta.
Henrique Sá Pessoa continua ao leme desta expedição gastronómica à beira Tejo com novos pratos que embarcam em reconfortantes sonatas ao palato nos dias frios das duas últimas estações do ano dentro de portas. A começar pelas entradas, com a sopa da estação, o tártaro de robalo e as migas de alheira e ovo cozinhado a baixa temperatura, continuando a viagem no prato, como três novos clássicos do chef: Bochechas de porco, caril de camarão e lombo de bacalhau, a juntar ao bife da vazia.
Mas vamos por partes, até porque, no Cais da Pedra, na avenida Infante Dom Henrique, o ambiente requer descontração, não só porque é domingo, mas também por causa das criança – mais de uma dezena, asseguramos –, que pedem calma, bem ao gosto de um domingo em família, sobretudo quando se debruçam num entusiasmo silencioso assim que lhes é passado um desenho numa folha A4, para colorir.
Enquanto os mais novos mostram os seus dotes na área das artes, e degustam as iguarias do couvert – pão de Mafra, azeitonas kalamata (oriundas da cidade homónima do sul da Grécia) marinadas, croquete e azeite com vinagre balsâmico –, os pais escolhem o alinhamento do almoço.
Antes de mais, e porque há uma carta pensada para os pequenos comensais apreciadores de hambúrgueres, o clássico fez-se acompanhar pelas batatas fritas caseiras, pelo ketchup e por um cocktail de morangos. Uma compilação de sabores que conquistou o palato do pequeno gourmet da mesa.
Apesar das novidades serem um bom pretexto para regressar, dois anos e meio depois, ao Cais da Pedra, a escolha da entrada recaiu no icónico folhado de queijo de cabra com compota de cebola roxa e salada de rúcula, pêra e framboesas, sendo a fruta elementar nesta composição agridoce que tão bem rima com o iniciar de um repasto neste restaurante cuja cozinha não se dedica apenas na feitura de hambúrgueres.
Caril de camarão com erva príncipe, gengibre, espinafres e leite de coco
Aos apreciadores de saladas deixamos a indicação da clássica caeser, com coração de alface, peito de frango grelhado, lardons (tiras) de bacon fumado, corutos e queijo parmesão com molho caeser; a de queijo de cabra com morangos composta também por uma mistura de alfaces, cogumelos, pinhões, passas e vinagrete de mostarda e mel; a de rosbife combinada com pêra Rocha, coração de alface, vinagrete de queijo Stilton e nozes peca; e a grega com couscous de ervas aromáticas e queijo feta.
Bochechas de porco alentejano com puré de batata doce salteado de couves e bacon
Hambúrgueres à parte, fitamos a lista dos clássicos do chef, com as suculentas bochechas de porco alentejano combinadas de feição com puré de batata doce salteado de couves e bacon, e o caril de camarão com erva príncipe, gengibre, espinafres e leite de coco nas quantidades certas na companhia de arroz basmati, acompanhados pelos cocktails certos e singulares deste lugar à beira rio – o Divine, para a carne e o Pudell Duck, para o prato mais exótico. Ainda sobre esta lista em particular, há outras duas opções a considerar: O bife da vazia frito com alho, louro e vinho branco, com presunto e batatas fritas à rodelas, bem como lombo de bacalhau assado com esmagada de batata, puré de beringela, espinafres e tomate seco.
Mousse de chocolate com pedaços de chocolate crunchie
Na reta final, e para além da nova ater banoffee com banana, doce de leite e chantilly de baunilha, perduram a mousse de chocolate com pedaços de chocolate crunchie, uma das sobremesas eleitas e mais apreciadas pelos apreciadores de chocolate.
Crumble de maçã e framboesas
Assim como o deleitoso crumble de maçã e framboesas, o brownie de chocolate com gelado caseiro de baunilha, e a sobremesa mais consensual, que miúdos – e graúdos – mais apreciam: Gelados e sorbets caseiros com três sabores à escolha – oreo, chocolate, baunilha e morango.
Há, portanto, boas razões para voltar ou continuar a ir ao Cais da Pedra para desfrutar da vista sobre o Tejo e de um repasto em família ou entre amigos, no interior ou na esplanada, com direito a aquecedores e mantas. A reservar, até porque o espaço enche num abrir e fechar de olhos. Os horários estão no site.
Bom apetite! •
+ Cais da Pedra
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Folhado de queijo de cabra com compota de cebola roxa e salada de rúcula, pêra e framboesas
+ Informações:

Partilhe com os amigos: