A época das vindimas propicia a celebração do legado de Baco na região que é berço dos espumantes, com provas comentadas, jantares temáticos e uma mão cheia de boas novas do projeto Baga@Bairrada.
A 4.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores da Bairrada (EVSB) acontece, de 30 de setembro a 2 de outubro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, no concelho de Anadia, onde se (re)afirma a identidade de uma região demarcada pela casta rainha, a Baga, pelo vinho e pelos espumantes – com certificação de Denominação de Origem –, por um lado, e pela sua cozinha, com destaque para o leitão assado, prato típico da Mealhada, terra que concedeu o seu próprio nome ao pão ali feito, sem esquecer a doçaria inscrita no receituário conventual, como os ovos moles de Aveiro, as queijadas de Águeda, as barrigas de freira, da Anadia, os pastéis de Tentúgal ou os pastéis de Santa Clara, em Coimbra.
Com inauguração marcada para as 17 horas de sexta, o EVSB será apresentado, uma vez mais, sob o formato de feira com três provas de vinhos comentadas. A primeira está agendada para as 18 horas de sexta, dia 30 de setembro sob o título “Bairrada blend”, a qual abarca brancos e tintos feitos a partir de castas clássicas e de outras menos tradicionais. Por sua vez, “Bairrada – três vindimas de excelência: 1991, 2001 e 2011” dá o mote para a prova de sábado, dia 1 de outubro, às 18 horas, no Museu do Vinho Bairrada, com o crítico Luís Ramos Lopes. A de Domingo, com hora marcada para as 15.30 é, por sua vez, dedicada aos espumantes de Baga, na qual constam os novos Baga@Bairrada.
De novo à mesa, e com o alinhamento do programa à frente, o leitão da Bairrada volta a ser rei no repasto da noite de sexta, às 20 horas, no restaurante do EVSB, e apresentado sob o mote “Sabores da terra”. Já no sábado, também pelas 20 horas, o bacalhau é o ponto de partida para os “Sabores do mar” no repasto.
O horário da feira acerta os ponteiros do relógio entre as 17 e as 22 horas de sexta, as 15 e as 22, de sábado, e as 15 e as 20, de domingo. A entrada é livre, sendo o preço por copo e por bolsa de 3 euros (ou 2, com desconto de 1 euro mediante a apresentação de convite). O valor das provas comentadas de sexta e domingo é de 10 euros, enquanto a de sábado tem um custo de 20 euros; e para os jantares temáticos é de 35 euros (vinhos incluídos).
Em paralelo, o projeto Baga@Bairrada (leia artigo aqui) estreia a primeira Baga@Bairrada Party, uma festa para celebrar a região, a casta rainha da Bairrada (leia a reportagem sobre os espumantes aqui) e os espumantes, às 23 horas do dia 1 de outubro, no Pharmacy Hostel & Bar, na Curia.
A edição de 2016 do EVSB conta com a organização conjunta da Comissão Vitivinícola da Bairrada – cujo presidente, Pedro Soares, foi reeleito,para o próximo triénio, no passado dia 6 de setembro –, da Câmara Municipal de Anadia e do Turismo do Centro de Portugal, com produção da Revista de Vinhos e o apoio da Rota da Bairrada, entre outras entidades.
A anotar na agenda e ir! •
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: