Viagem pelo mar e pela serra / “Oh, My Chefs!”

Miguel Teixeira convidou e os chefs Bruno Oliveira e Francisco Siopa aceitaram cozinhar no Restaurante Erva, com matéria-prima diversa e a dedicação da equipa da casa.


O filhó de gamba rosa contou com a harmonização de um vinho branco da Casa Américo, produtos da Região Demarcada do Dão


O terceiro jantar “Oh, My Chefs!” realizou-se no passado dia 1 de Setembro, à mesa do Restaurante Erva, e teve com anfitrião Miguel Teixeira, chef executivo no Corinthia Lisbon. Na cozinha, deu-se azo à relação entre o mar e a serra, a qual esteve associada ao Sheraton Cascais, que tem Bruno Oliveira como chef, e ao Penha Longa Resort, em Sintra, onde Francisco Siopa é chef de pastelaria do Penha Longa Resort, apesar de também ter posto “as mãos na massa”.

A par com a viagem entre o mar e a serra estiveram os vinhos de outras paragens, seleccionados por Miguel Rodrigues, escanção do Erva, e o apoio de todos, incluindo João Moreira, chef do restaurante, e Luís Ascenção, chef de pastelaria do Corinthia Lisbon.

O início da refeição foi protagonizado pela filhó crocante de gamba rosa, de Bruno Oliveira, com um profundo sabor a mar. O objectivo foi fazer uma alusão à “estrela do mar”, na qual “tudo se foi agregando” – o crustáceo, as amêijoas e pó de algas. 


Clemente de B Colheita Tardia, da Herdade da Calada, no Alentejo, acompanhou o brioche de chocolate, foie gras e frutos exóticos, com a sua acidez q.b., para este prato


O segundo momento foi da autoria de Francisco Siopa, com a mescla de sabores e texturas do brioche de chocolate, da beringela fumada, do foie gras, do maracujá e da polpa de cacau. “Apesar de ser mais doces, também gosto de brincar um pouco com salgados”, afirmou o chef executivo de pastelaria do Penha Longa Resort.


Contacto Alvarinho, vinho branco de Anselmo Mendes, da Região Demarcada do Vinho Verde, sublimou, graças à acidez refrescante e à sensação de mineralidade marcante, que combinou na perfeição com este prato


Novamente o mar, com o robalo e os percebes, e o toque ligeiramente picante das capuchinhas. Para complementar o prato, o chef do Sheraton Cascais juntou um caldo de peixe e frango emulsionado, representativo da espumar do mar. 


Casa do Cadaval Cabernet Sauvignon, vinho tinto da região vitivinícola do Tejo, que revelou a sua frescura na companhia deste prato de javali, cogumelos e trufa


Da serra, João Moreira, chef do Restaurante Erva, decidiu-se pelo javali, com cogumelos e trufas, prato de outonal, protagonizado pela tão desejada dupla de alimentos daquele mamífero.


O Licor de Poejo, tipicamente alentejano, esteve à altura desta pré-sobremesa


Ao granizado de maçã verde, Francisco Siopa conferiu o sabor inusitado do ouriço do mar, combinado com o picante do gengibre e o toque amargo do chocolate e do caviar de cacau. 

Quinta de La Rosa Tawny Tonel 12 10 Anos foi o escolhido para a sobremesa deste terceiro jantar do “Oh, My Chefs!”


Já à sobremesa, o granizado de ostra, a codium e a alface do mar harmonizaram com a doçura do chocolate branco e do coco, bem como com a acidez da lima.

O “Oh, My Chefs!” soma e segue, com o próximo jantar marcado para 6 de Outubro. Na lista de convidados, o chef Miguel Teixeira colocou dois nome representativos da região algarvia: Oswald Silva, chef executivo do Conrad Algarve, e Paulo Fortes, chef executivo do Vila Vita Parc.

É reservar, agendar e ir!


+ Restaurante Erva
+ Corinthia Lisbon
© Fotografia: João Pedro Rato

Legenda da foto de entrada: Luís Ascenção, chef de pastelaria do Corinthia Lisbon, Miguel Rodrigues e João Moreira, respectivamente, chef e escanção do Erva, Miguel Teixeira, chef executivo do Corinthia Lisboa, Francisco Siopa, chef de pastelaria do Penha Longa Resort, e Bruno Oliveira, chef do Sheraton

Seja responsável. Beba com moderação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .