Viagem pelo mar e pela serra / “Oh, My Chefs!”

Miguel Teixeira convidou e os chefs Bruno Oliveira e Francisco Siopa aceitaram cozinhar no Restaurante Erva, com matéria-prima diversa e a dedicação da equipa da casa.


O terceiro jantar “Oh, My Chefs!” realizou-se no passado dia 1 de Setembro, à mesa do Restaurante Erva, e teve com anfitrião Miguel Teixeira, chef executivo no Corinthia Lisbon. Na cozinha, deu-se azo à relação entre o mar e a serra, a qual esteve associada ao Sheraton Cascais, que tem Bruno Oliveira como chef, e ao Penha Longa Resort, em Sintra, onde Francisco Siopa é chef de pastelaria do Penha Longa Resort, apesar de também ter posto “as mãos na massa”.

A par com a viagem entre o mar e a serra estiveram os vinhos de outras paragens, seleccionados por Miguel Rodrigues, escanção do Erva, e o apoio de todos, incluindo João Moreira, chef do restaurante, e Luís Ascenção, chef de pastelaria do Corinthia Lisbon.

O início da refeição foi protagonizado pela filhó crocante de gamba rosa, de Bruno Oliveira, com um profundo sabor a mar. O objectivo foi fazer uma alusão à “estrela do mar”, na qual “tudo se foi agregando” – o crustáceo, as amêijoas e pó de algas. 


O segundo momento foi da autoria de Francisco Siopa, com a mescla de sabores e texturas do brioche de chocolate, da beringela fumada, do foie gras, do maracujá e da polpa de cacau. “Apesar de ser mais doces, também gosto de brincar um pouco com salgados”, afirmou o chef executivo de pastelaria do Penha Longa Resort.


Novamente o mar, com o robalo e os percebes, e o toque ligeiramente picante das capuchinhas. Para complementar o prato, o chef do Sheraton Cascais juntou um caldo de peixe e frango emulsionado, representativo da espumar do mar. 


Da serra, João Moreira, chef do Restaurante Erva, decidiu-se pelo javali, com cogumelos e trufas, prato de outonal, protagonizado pela tão desejada dupla de alimentos daquele mamífero.


Ao granizado de maçã verde, Francisco Siopa conferiu o sabor inusitado do ouriço do mar, combinado com o picante do gengibre e o toque amargo do chocolate e do caviar de cacau. 


Já à sobremesa, o granizado de ostra, a codium e a alface do mar harmonizaram com a doçura do chocolate branco e do coco, bem como com a acidez da lima.

O “Oh, My Chefs!” soma e segue, com o próximo jantar marcado para 6 de Outubro. Na lista de convidados, o chef Miguel Teixeira colocou dois nome representativos da região algarvia: Oswald Silva, chef executivo do Conrad Algarve, e Paulo Fortes, chef executivo do Vila Vita Parc.

É reservar, agendar e ir!


+ Restaurante Erva
+ Corinthia Lisbon
© Fotografia: João Pedro Rato

Legenda da foto de entrada: Luís Ascenção, chef de pastelaria do Corinthia Lisbon, Miguel Rodrigues e João Moreira, respectivamente, chef e escanção do Erva, Miguel Teixeira, chef executivo do Corinthia Lisboa, Francisco Siopa, chef de pastelaria do Penha Longa Resort, e Bruno Oliveira, chef do Sheraton

Seja responsável. Beba com moderação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.