O Douro está em alta

Enquanto o turismo, a gastronomia e o vinho estão em profunda análise em Vila Real, os néctares de Baco e a mais antiga região demarcada do mundo são tema de debate em Vila Nova de Foz Côa.

Douro TGV está de volta hoje, 23 e até 25 de Maio, a Vila Real. Desta vez, o turismo, a gastronomia e o vinho chegam a toda a velocidade ao Palácio do Governo Civil desta cidade transmontana. Em cima da mesa estão em debate temáticas pertinentes no que à ao Douro vinhateiro diz respeito. Esta tarde começa com o debate sobre o tema “Na rota de uma promoção conjunta” no âmbito da expressão turística desta região portuguesa. O moderador é Fernando Seara, director da Fundação do Museu do Douro. Dentro deste painel é feita uma análise sobre o papel das rotas na promoção da vetusta região vitivinícola, as oportunidade as hipotéticas ameaças que possam surgir nas quintas locais onde o turismo, a gastronomia e o vinho são uma mais-valia falam e a expectativa gerada em torno do turismo e do enoturismo no país.

A gastronomia é o foco de amanhã, dia 24 de Maio, com Edgardo Pacheco, jornalista e crítico de vinhos e gastronomia, a passar este produto a pente fino. Os seus benefícios e a certificação de Denominação de Origem são abordados, assim como o caso da importância do azeite português no mundo. Ao fim da tarde há lugar para uma prova comentada e a degustação de produtos feitos à base de… azeite.

A noite reserva um jantar temático no restaurante Panorâmico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ITAD) com título próprio: “Cozinhar com os azeites, ao vivo e a várias mãos!”. Na cozinha estão os chefs André Magalhães (Taberna da Rua das Flores e Taberna Fina, Lisboa), João Paulo Magalhães (restaurante da Quinta do Ventozelo, no Douro) e Daniel García Peinado, um dos mais conceituados chefs espanhóis no que à investigação associada ao azeite na cozinha diz respeito.

A seca é, por fim, o mote para o debate de sexta-feira, dia 25 de Maio, com Guilherme Marques Martins, da Science Agro Bordeaux no papel de moderador. As alterações climáticas e a regulação da rega são os temas em debate.

O dia termina com a mostra de vinhos e sabores do Douro, e o anúncio e entrega de prémios do II Concurso de Vinhos Douro TGV, desafio este a acontecer na manhã desta data.

O acesso a esta 2.ª edição do Douro TGV, organizado pelo Regia Douro Park, é gratuito, mas carece de inscrição obrigatória e feita através do 259 308 200, de eventos@regiadouro.com, ou de www.regiadouroempreendedor.com.

A superioridade de uma região

Entre 25 e 27 de Maio, Vila Nova de Foz Côa recebe o Festival do Vinho do Douro Superior. No programa constam provas comentadas de vinho e azeite. A primeira está marcada para o primeiro dia, às 19 horas, com Fernando Melo, jornalista e crítico, que vai falar acerca de referências vínicas desta sub-região duriense feitas a partir de castas brancas. Já João Paulo Martins, jornalista e crítico, terá em mãos o Vinho do Porto (dia 26, às 16 horas), seguida de uma prova de azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes (às 19 horas), por Francisco Pavão, director da Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD). Luís Lopes, director da revista Vinhos Grandes Escolhas, fica com os “grandes” tintos do Douro Superior para as 16 horas do dia 28.

“O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro” é o nome do colóquio a ter lugar a 28 de Maio, às 9 horas, com João Nicolau de Almeida (Quinta do Monte Xisto), Francisco Olazabal (Quinta do Vale Meão), Bernardo Alegria (Casa da Arrochela), três propriedades durienses, além de Carlos Magalhães (Vitelo) e o enólogo José Maria Soares Franco. A ordem dos trabalhos encerra com a conversa entre a realizadora Joana Pontes do filme “As horas do Douro” e Manuel Poças Pintão.

No recinto do EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa está a feira de vinhos que, no primeiro dia abre às 17 horas e, nos dois seguintes, começa às 14. Aqui, produtores do Douro Superior dão a provar os seus néctares. Os sabores dos outros produtos de cariz regional do concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor também estão disponíveis para degustação e aquisição no mesmo espaço.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa em parceria com a publicação ‘Vinho Grandes Escolhas’. A entrada é gratuita.

Quem alinha numa viagem até ao Douro por estes dias? •

+ Douro TGV
+ Festival de Vinhos do Douro Superior

© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: